Vivamos segundo os princípios do relógio de sol

30 de maio de 2020

“Vocês já viram um relógio de sol?  Trata-se basicamente de um disco com as horas gravadas e um pino fixado perpendicularmente a ele, quando os raios do sol incidem sobre o pino, a sombra deste projeta-se na superfície do disco, indicando assim, a hora. Logicamente sem sol, não se pode ler as horas em que o sol brilha. Existem relógios de sol que trazem a seguinte inscrição em seu disco: “Eu registro apenas as horas em que o sol brilha.”
O homem também pode registrar apenas as horas que o sol brilha, e eu chamo isso modo de viver segundo os princípios do relógio de sol. Caro leitor, se você quer fazer seu lar um Lar do Progredir Infinito, faça o possível para registrar apenas as horas radiantes, lembre e fale somente de momentos alegres e felizes, use o poder criador da palavra para expressar alegria. Eis o segredo da felicidade.
Se toda a humanidade passar a viver conforme os princípios do relógio de sol, registrando somente as coisas boas, alegres e positivas na mente, e expulsando sem demora as recordações desagradáveis, pensamentos tristes ou imaginações sombrias, quão alegre e feliz se tornará este mundo!
Por que será que muitas pessoas ficam se lembrando e falando de infelicidade, aborrecimento, ódio, ciúme, humilhações etc…, com que se deparam? Essas pessoas precisam aprender que: manifesta-se tudo aquilo que se pensa e fala, precisam saber que a infelicidade continua existindo somente quando se fica com a mente presa a ela, e se fala nela com frequência.
Caro leitor, seja como um relógio de sol, que marca apenas as horas brilhantes. De que adianta ficar guardando a tristeza no coração, indefinidamente? De que adianta ficar lembrando as perdas sofridas? O mundo em nada se beneficiará com o fato de ficarmos desanimados, remoendo os nossos fracassos. Tristeza, perdas, fracassos, tudo isso são “bagaços” dos acontecimentos desta vida. Não fique segurando tais “bagaços” na sua mente o tempo todo, jogue-os fora! Você deve expulsá-los como se expulsa um ladrão.
Precisamos nos conscientizar de que a mente é preciosa demais para ficar obstruída por “bagaços” como tristezas, desânimo e todos os demais pensamentos negativos. Com a mente presa a estes pensamentos desagradáveis a sua mente está sendo assaltada por ladrões que pretendem roubar o tesouro chamado Felicidade.
Se uma ladrão entrar na sua casa para roubar, mesmo que seja apenas um par de sapatos, você o expulsaria, não é? Então, por que deixa permanecer tanto tempo dentro de sua mente os ladrões que entraram para roubar o maior de todos os tesouros, a Felicidade? 
Vamos jogar fora os “bagaços” que ficaram acumulados em nossa mente. Vamos atirar bem longe a tristeza, vamos abandonar o ódio, vamos nos livrar da melancolia e do tédio, e viver alegremente apenas os momentos resplandecentes de sol.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 7, pág 41, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Por que uma pessoa boa adoece?

“Meu amigo é um homem realmente bom, no entanto está com tuberculose. Por que isso ocorre? – às vezes me fazem perguntas deste tipo. Realmente esta é uma indagação razoável, pois em seu bojo está implícito o pensamento: “Se Deu´s

Ler mais »

A doença se cura ao perdoar o outro

“Isso aconteceu quando meu amigo, que é médico, visitou uma senhora que estava sofrendo muito com reumatismo atroz. Ele sabia que havia entre ela e a irmã uma dissensão mental violenta e após ouvir atentamente suas explicações a respeito da

Ler mais »

Lei de atração dos semelhantes

“Nossa mente consegue captar um acontecimento que ainda está no mundo mental e que irá se projetar futuramente no mundo material. Quem estiver com a mente voltada para acontecimentos agourentos, por mais que lute tentando escapar deles, acaba sendo compulsoriamente

Ler mais »

Melhora no lar

“- A senhora não gostava do seu marido desde o início? – No início do nosso casamento nós nos amávamos. – Deus criou o homem. Seu filho, na forma de homem-Deus, perfeito. Volte para casa e procure contemplar a existência

Ler mais »

A doença não existe

“Afinal, os senhores acreditam que a doença exista realmente neste mundo? Se Deus não criou a doença, significa que, em princípio, ela não exista de verdade. Apenas parece existir. É uma ilusão pensar existir algo que inexiste. É o estado

Ler mais »