Viva sorrindo alegremente

30 de maio de 2020

“Procure estar sempre preenchido da Luz de Deus, que ilumina o universo. Quando o homem esquece a luz de alegria, começa a ser dominado por pensamentos sombrios, muitas dificuldades e adversidades sobreviverão, mas, se vier sempre com a mente alegre, repleta de gratidão por todas as coisas, tudo na vida irá bem. Mesmo que viva com base em corretos princípios, dificilmente conseguirá vencer na vida se mantiver sombria a sua mente. Mantenha a mente alegre e dedique-se ao trabalho com grande ânimo. Esses são trechos escritos por Munetada Kurozumi (fundador da seita xintoísta Kurozumi), relatando como conseguiu curar-se da grave enfermidade que quase o levou para o túmulo.
Por causa do impacto e da tristeza de ter perdido repentinamente o pai e a mãe, com a diferença de apenas uma semana, contraiu tuberculose. Mas um dia , uma luz iluminou-lhe a alma, ele foi tomado por um sentimento profundo de gratidão por todas as coisas. Sua mente tornou-se alegre e otimista e, como consequência a grave enfermidade desapareceu.
Portanto, sejam alegres! Riam! Riam constantemente! Munetada Kurozumi passou a se empenhar no combate a sua doença, ria tanto, ria quase sem parar que muitas pessoas chegaram a pensar que ele tivesse enlouquecido. Mas no final, com seu riso alegre acabou eliminando a doença. 
Vivamos, todos nós, alegres e felizes como passarinhos. O lar onde reina a alegria, progride infalivelmente. Este mundo não está precisando de tristezas. Sejamos alegres, falemos de coisas boas, riamos, mas risos de alegria, e não risos de amargura ou de desprezo.
O riso além de tornar alegre e sadia a pessoa que ri, também beneficia os que a cercam. Uma pessoa alegre espalha saúde e felicidade ao seu redor. Não há quem não se sinta feliz quando alguém lhe dirige um sorriso franco, alegre e cheio de bondade. Se um médico sabe sorrir assim, os pacientes podem recuperar a saúde só de olhar para ele. Ainda há de chegar o dia em que o poder curativo do riso será reconhecido por todos. O riso alegre e espontâneo é, realmente o melhor tônico que a Natureza nos deu. Quando damos gargalhadas, a nossa função fisiológica torna-se ativa. Normaliza-se a circulação sanguínea, aumenta o poder defensivo dos glóbulos brancos contra as infecções, e torna-se ativa a capacidade natural de cura do organismo.
Os professores competentes conduzem suas aulas, provocando frequente risos dos alunos, isso deixa os alunos descontraídos, e permite-lhes melhor aproveitamento das aulas.
Caro leitor, se você se sente infeliz, se tem vontade de dizer “Como posso rir, quando a vida se me apresenta tão triste?”, sempre que possível, feche-se no quarto, olhe-se no espelho, e ria. Olhando para sua imagem refletida no espelho, procure gravar na mente a idéia de que dentro de você ainda existem abundantes essências de felicidade. E ria novamente. Ria alto. Se você se sente triste porque as pessoas o tratam com frieza, é preciso analisar a si mesmo e descobrir a causa. Com certeza, descobrirá que você mesmo tem, dentro de si, algo frio e sombrio que impede os outros de se aproximarem de você. E como você poderá expulsar de dentro de si esse algo frio e sombrio? Saiba que o único remédio é rir alegremente, a plenos pulmões. Ser alegre e e agradável contribui muito para a ascensão social da pessoa. 

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 7, pág 36, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O reexame do “esforço”

“Diante de um gênio do esforço foi reexaminada a questão: “O esforço é necessário ao homem?”. O sr. X externou sua opinião, o esforço não é necessário, onde não há esse tipo de tensão chamada esforço é que existe o

Ler mais »

Porque se deve justapor as mãos?

“Do ponto de vista religioso, a Vida de Deus flui para o nosso interior por qualquer parte. Estamos dentro da Vida de Deus e, ao mesmo tempo, a Vida de Deus está dentro de nós. Estamos recebendo ininterruptamente a Vida

Ler mais »

Pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia

“Devemos produzir vibrações de amor. Pensamentos de amor é pensamento de Deus, e o pensamento de Deus vivifica, por conseguinte, o amor aliviará infalivelmente a dor do próximo. Entretanto, o pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia. Basicamente,

Ler mais »

O dedo da vida

“O terceiro item do livro Mumonkan (zen-budismo) diz o seguinte: “O bonzo Gutei levanta o dedo”. O bonzo Gutei, superior do templo Kinkazan, apenas mostrava um dedo em posição ereta, quaisquer que fossem as perguntas a ele dirigidas pelos visitantes

Ler mais »

Permita, agora, Deus viver em você

“Mesmo quando a nossa vida parece retroceder, não precisamos ficar triste. Às vezes, sentimo-nos deprimidos, perdemos o ânimo para trabalhar e não conseguimos ver nenhuma luz no nosso futuro, como se até a nossa alma tivesse envolta numa densa névoa.

Ler mais »