Sejam jovens decididos

22 de maio de 2020

“O que eu quero é formar jovens decididos, dinâmicos e corajosos que, uma vez tomada a decisão de realizar alguma coisa, não se deixam vencer por opiniões contrárias e vão até o fim, por mais adversas que sejam as circunstâncias. Jovens desse tipo infalivelmente conseguirão vencer na vida e ocupar posições de liderança. Os ponteiros do relógio não devem ficar oscilando, nem voltar para trás. Os fortes traçam por si mesmos o “programa” de sua vida, ao passo que os fracos nada fazem além de caminhar conforme o “programa” traçado pelos outros. 
Neste mundo não existem muitas pessoas que conseguem tornar-se grandes líderes. Isto porque a maioria das pessoas acha melhor seguir o caminho que alguém já trilhou antes e provou ser seguro, do que tornar-se pioneiro e abrir o caminho para os outros. Aquele que vive vacilando e hesitando, sem saber ao certo qual o rumo tomar, nunca conseguirá ser um líder. Aqueles que desejam liderar devem cultivar constantemente a capacidade de decisão e a firmeza de caráter. Uma vez colhido dados suficientes, feito as devidas considerações e chegado a uma conclusão, devemos tomar a decisão final e passar à ação, com o firme propósito de concretizar o objetivo.
Muitas pessoas fracassam na vida porque não mantêm convicção sobre coisa alguma e vivem agindo conforme as “cartadas dos outros”. O caminho dessas pessoas é inseguro e elas vivem com o coração cheio de temores. Aquele que adia indefinidamente a decisão final de uma questão, preferindo esperar “uma ocasião mais adequada”, acaba perdendo a melhor oportunidade de decidir.
Jovens! Não deixam para amanhã o que podem fazer hoje! Tomem a decisão agora mesmo! Saibam que o gênio é aquele que põe imediatamente em prática as boas idéias que lhe vêm à mente. Não estou estimulando a julgarem as coisas precipitadas, a ponderação é necessária, porém é preciso que a tomada de decisão seja tomada pela intuição.
Para alcançarmos o êxito nesta vida, não precisamos ser pessoas de múltiplos talentos. Basta que tenhamos talento para uma determinada coisa. Todos nós temos um dom recebido de Deus. Vocês não devem lamentar o fato de não se destacarem em todos os campos de atividade. Concentrem-se unicamente naquilo para o qual têm talento, com a firme determinação de realizar uma obra de grande valor.
A dedicação total, a paciência, a perseverança, a inabalável decisão de alcançar a meta final, o conjunto de tudo isso é, em si, uma “força criadora”. Quando existe em nós uma inquebrantável força de vontade, não só passamos a desenvolver naturalmente a capacidade necessária para realizar o nosso objetivo, como também passamos a atrair situações, coisas e pessoas, que nos ajudarão a alcançar o êxito.
Lembre-se: As árvores cultivadas em estufas são delicadas e frágeis, mas as que crescem enfrentando climas adversos são resistentes.

…”

Referência bibliográfica
O livro dos jovens,  pág. 119, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Brilhe como a luz, Sorria!

“Quem não está se sentindo feliz atualmente, antes de tudo, reflita se não está faltando sorrisos e risos na sua vida. As pessoas são livres tanto para sorrir como para de ficar de mau humor. Porém, o destino de quem

Ler mais »

O que significa “Deus é Amor”

“Vejamos o que quer dizer “Deus é Amor”. Deus é a origem de tudo, portanto, Ele vê todas as Suas criaturas como extensão de Si mesmo. Eis o significado da expressão “Deus é Amor”. Se uma pessoa diz “Eu amo

Ler mais »

A busca da “vida de valor Eterno”

“Dentre todas as questões que fazem vibrar a alma humana, a mais importante é a seguinte: “Qual é o objetivo de nossa vida?” Naturalmente, existem muitas pessoas que não se importam com isso. Tais pessoas vivem exclusivamente no mundo dos

Ler mais »

Em que consiste a autoconfiança?

“O prof. Kurihara certa vez apresentou o resultado de uma pesquisa feita com os alunos de sua classe que tiveram grande melhora no desempenho escolar. Assim mandou os alunos redigir um trabalho no qual deveriam dizer como ocorreu essa melhora.

Ler mais »