Seja você o controle da sua mente

23 de maio de 2020

“Aquele que acredita na sua própria capacidade será realmente capaz. 
Muitas pessoas não conseguem corrigir suas falhas porque ficam ruminando o erro cometido, o que equivale a reforçar o poder das palavras negativas formuladas pela mente. As falhas imaginadas, desenhadas ou gravadas repetidas vezes na mente do homem, infiltram-se profundamente no seu subconsciente e, com o passar do tempo, tornam-se difíceis de serem corrigidas. Devemos saber que é impossível tornarmo-nos “sábios” mantendo na mente a idéia da nossa própria “incapacidade e estupidez”. Não podemos nos livrar dos nossos defeitos, se neles pensarmos constantemente. Devemos sim mentalizar fortemente as qualidades que sejam opostas àqueles defeitos. Não devemos por exemplo pensar que “somos preguiçosos”, se quisermos realmente deixar de ser preguiçosos, devemos mentalizar constantemente: “eu sou esforçado, eu sou esforçado…” A idéia é a “força motriz” que torna possível a realização de todas as coisas.
Se uma fagulha caísse em um recipiente contendo óleo e provocasse um incêndio, ninguém cometeria a estupidez de tentar apagar o fogo jogando-lhe mais óleo. Todos sabem que o fogo só pode ser apagado jogando-se nem algum outro elemento que neutralize os seus efeitos. O mesmo acontece com as nossas idéias. Se estamos sofrendo os efeitos de uma “idéia negativa”, devemos nos livrar dela fazendo nascer em nossa mente uma “idéia oposta”, ou seja uma idéia positiva. Precisamos compreender que, pensando-se em coisas negativas, acontecerão coisas ruins. O homem jamais poderá se tornar feliz, enquanto não pensar de maneira correta.
Em primeiro lugar, visualize a Grandiosidade do homem, a sua dignidade e a sua natureza sublime, e acredite firmemente que o homem, sendo filho de Deus, é dono de uma grande força e de saúde perfeita, que não diminuem nem desaparecem em circunstância alguma. Saiba que a “fata de saúde” é o maior obstáculo para a manifestação de todas as grandes potencialidades do homem nesta vida, e que um estado doentio é sempre reflexo de pensamentos e sentimentos negativos.
Todas as células e todos os órgãos do corpo humano são muito suscetíveis à influência da mente.  Citemos alguns exemplos: A tristeza prolongada é frequentemente a causa do câncer no estômago ou de reumatismo, conforme já foi comprovado por numerosas pessoas. O “estado espiritual negativo” da lactante influi muito na quantidade e qualidade do leite e, consequentemente, provoca vários tipos de enfermidade no bebê. A presença constante de pensamentos egoísticos, ciúme, suspeita, etc…, pode provocar doenças crônicas no aparelho digestivo ou graves distúrbios no fígado. A explosão de ira abala fortemente os nervos e, às vezes, causa o derrame cerebral ou a doença de Parkinson. Os conflitos e medos são os piores inimigos da humanidade, pois causam todos tipo de infelicidade, desastre e doença.
A nossa atitude mental ante de cada circunstância irá moldando o nosso caráter, e este, por sua vez, irá determinar o nosso destino futuro.
Dentre as falhas de caráter do homem, uma das piores é o “hábito de procurar defeitos nos outros”. Nós devemos combater e eliminar definitivamente não só o “hábito de apontar os defeitos alheios” como também os “maus hábitos mentais”. 
Vocês precisam preparar a sua mente, para que ela se torne capaz de volver-se imediatamente para a “luz”, para o lado positivo, transformar o acontecimento infeliz em “chance” para tornar mais feliz e iluminoso o futuro. Descubram o lado positivo de todas as coisas, vejam a luz e a esperança em qualquer situação, e mantenham seus corações repletos de coragem.
Estando sempre com a mente repleta de pensamentos positivos, de pensamentos pacíficos e harmônicos, vocês certamente conseguirão impedir a aproximação de qualquer infelicidade, infortúnio ou doença. 
Para finalizar, torno a dizer: Somente aquele que é capaz de controlar a si mesmo (a sua própria mente) consegue tornar-se um verdadeiro vitorioso. O ambiente que cerca o homem é reflexo de sua própria mente. Portanto, se aquele que for capaz de controlar a sua mente poderá dominar o ambiente ao seu redor.

…”

Referência bibliográfica
O livro dos jovens,  pág. 135, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O que é a “causa”?

“O que constitui a “causa” é vibração. É conhecida também como “carma”. Pensamentos, palavras e atos são três modalidades de vibrações. Por isso, no budismo diz-se que existem o “carma pensamentos”, o “carma das palavras” e o “carma dos atos”.

Ler mais »

A relação entre a Seicho-No-Ie e a medicina

“A Seicho-No-Ie não tem intenção alguma de se opor à medicina. Nos casos de doenças que a medicina pode curar, a pessoa deve ir ao médico. Na coleção A Verdade da Vida está explicado “com que atitude mental se deve

Ler mais »

“Lei mental”, segundo os ensinamento da Seicho-No-Ie

“Na Seicho-No-Ie fala-se muito em “lei mental”. O que é “lei mental”? É a lei segundo a qual “tudo aquilo que se pensa infalivelmente acaba por manifestar concretamente”. Tudo o que pensamos transforma-se naquilo, segundo o Budismo, é chamada de

Ler mais »

O efeito do medo e da ira sobre o organismo humano

“Não só as explicações do ponto de vista religioso, como também as modernas pesquisas no campo da biologia comprovam como é negativo o efeito do “medo do pecado” sobre o organismo humano. Os sentimentos negativos como o medo, a ira

Ler mais »

Fazer o bem a nós mesmos

“Segundo a nossa doutrina, a base moral está em “fazer o bem a nós mesmos”. Se não nos importássemos com nós mesmos, se não nos impostássemos em melhorar a nós próprios, não encontraríamos sentido algum em praticar boas ações. O

Ler mais »