Se penso que o outro é mau é porque eu sou mau…

14 de maio de 2020

“Ao se ver o belo, a beleza é reconhecida porque o belo que existe em nosso interior se identifica com o belo que existe no objeto. Uma obra de arte pode encerrar em si o belo, mas não será compreendida se esse belo não estiver desenvolvido na mente das pessoas que a vêem. O mesmo acontece com o bem. Se nos comovemos ao ver alguém praticar uma boa ação, é porque o senso moral de bem que existe em nosso interior e o bem que o outro está manifestando se identificam. Portanto, aquele que não possui senso moral ou que o tem pouco desenvolvido, não pode reconhecer a boa ação do outro. Aquilo que não se possui no interior, mesmo que o outro o possua em abundância, não pode ser percebido.
Diz-se que uma pessoa santa não vê o mal do outro, mas a verdade é que, como ela não possui o mal dentro de si, não enxerga o mal do outro. As pessoas que olham sempre os outros com juízo crítico e tendem a imaginar o mal alheio, abrigam de algum modo o mal em sua própria mente. Enxergar o mal dos outros é, uma prova segura de que a pessoa tem o mal em seu próprio interior, portanto, ela não tem o direito de criticar o mal dos outros.
Quando se apercebe que “aquele é mau”, deve-se refletir assim: “Se percebo tal maldade, é porque em minha mente existe o mal”. “Se penso que o outro é mau, é porque eu sou mau”. 
É uma pessoa virtuosa aquela que se tornou capaz de pensar a todo instante: “Fulano é bom, sicrano é bom, beltrano é bom”. Isto porque no interior dela está sempre presente o bem. Aquele que às vezes vê a bondade dos outros, mas também a maldade, ainda aloja o mal em seu íntimo. Devemos nos aplicar mais, buscando nosso aprimoramento espiritual de modo que abriguemos na mente unicamente o bem e, mesmo que queiramos, sejamos incapazes de enxergar o mal.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 2, pág 87, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Brilhe como a luz, Sorria!

“Quem não está se sentindo feliz atualmente, antes de tudo, reflita se não está faltando sorrisos e risos na sua vida. As pessoas são livres tanto para sorrir como para de ficar de mau humor. Porém, o destino de quem

Ler mais »

O que significa “Deus é Amor”

“Vejamos o que quer dizer “Deus é Amor”. Deus é a origem de tudo, portanto, Ele vê todas as Suas criaturas como extensão de Si mesmo. Eis o significado da expressão “Deus é Amor”. Se uma pessoa diz “Eu amo

Ler mais »

A busca da “vida de valor Eterno”

“Dentre todas as questões que fazem vibrar a alma humana, a mais importante é a seguinte: “Qual é o objetivo de nossa vida?” Naturalmente, existem muitas pessoas que não se importam com isso. Tais pessoas vivem exclusivamente no mundo dos

Ler mais »

Em que consiste a autoconfiança?

“O prof. Kurihara certa vez apresentou o resultado de uma pesquisa feita com os alunos de sua classe que tiveram grande melhora no desempenho escolar. Assim mandou os alunos redigir um trabalho no qual deveriam dizer como ocorreu essa melhora.

Ler mais »