Reverencie o próximo

31 de maio de 2020

“Reverenciar a Imagem Verdadeira da Vida do próximo é “não falar nem pensar na aparente maldade de uma pessoa, e sim reverenciar a natureza divina que constitui a essência”. Isto está em conformidade com os ensinamentos de Cristo, que diz: “Amais os vossos inimigos”.
Caro leitor, assuma, agora mesmo, a nobre atitude mental de jamais se permitir envolver pelos males cometidos por outros. Por que deveria você tornar-se infeliz e deixar-se prender pela “engrenagem” do mal cometido por outra pessoa? A sua mente não é algo que possa perder a serenidade pelo “mal” praticado por outro. Você precisa se conscientizar de que sua mente é livre e pode alcançar a felicidade por si mesma. Reassuma a nobreza de espírito. Tenha a mente livre e independente. Quando alguém praticar um ato sórdido (sujo, repugnante, nojento), perceba a estupidez de se igualar a ele. Não há razão alguma para você regredir a graus inferiores e colocar-se no mesmo nível daquele que se mostrou vil e pequeno.
Porém, você não deve subir ao trono da benevolência, julgando-se consciente e superior, em outras palavras, não deve se mostrar gentil somente para mostrar a sua integridade ou apenas por considerar o ofensor inferior. 
O espírito de reverência do homem consiste em ver apenas a natureza divina que constitui a essência do homem, não importando quão grande seja a sua aparente maldade ou imperfeição. Uma cédula não perde o seu valor, por mai suja e amarrotada que se apresente. Você jamais deve duvidar do valor intrínseco de uma pessoa – o valor de filho de Deus -, por mais maculada de pecados que ela se apresente. Nós sempre vemos o filho de Deus em todas as pessoas. Como consequência disso, opera-se uma completa transformação em nossa visão da vida. A visão pessimista é substituída pela visão otimista, e nós passamos a ver todas as pessoas como que envoltas pela esplendorosa luz do sol.
Este é, realmente o segredo de uma vida feliz. Mas o que fazer para conseguir alcançar tão elevado estado espiritual? Para isso é preciso treinamento mental. Você precisa treinar sua mente no sentido de fazer o máximo para ver refletido no espelho de sua mente o lado positivo, as qualidades dos outros. Você o conseguirá infalivelmente, porque atrás de qualquer aparência existe a perfeição, do mesmo modo que atrás das nuvens existe permanentemente o céu azul.
Se há alguém a quem você odeia, transforme esse ódio em amor, reze, mentalize e diga em voz baixa as seguintes palavras de auto-sugestão: “Sou filho de Deus. Meu coração está repleto de amor, por isso eu não odeio Fulano, pelo contrário, eu o amo. Ele também passará a me amar, pois o amor atrai o amor. E assim reverencio todos os dias, a natureza divina dele”.
Continue com essa prática até conseguir sentir que lhe quer bem. A primeira transformação ocorrerá dentro de você mesmo, logo começará a sentir que está se tornando melhor. Assim é o poder criador da palavra. À medida que você próprio for melhorando, sentirá que as pessoas que antes lhe mostravam o lado negativo, começarão a mostrar o lado positivo. Compreendendo essa Verdade, você perceberá que o rancor que Fulano pareciam sentir era, na verdade, o reflexo da sua mente, ou seja, você é que mantinha pensamentos crítica contra eles. Falam-se em dominar o destino, mas na verdade, isso consiste em dominar a sua própria mente.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 7, pág 44, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Atribuir culpa ao outro é fazer de si um fantoche

“…eu estava sempre produzindo aquelas ondas mentais negativas, e por isso tinha habitualmente o corpo em mau estado e a mente insatisfeita. Rememorando agora, penso que eram poucas as pessoas tão rabugentas quanto eu. Se tinha uma indisposição digestiva, reclamava

Ler mais »

Torne-se uma pessoa mais radiante…

“Outro dia, num bonde, estava sentada à minha frente uma senhora de uns 45 anos que apresentava uma fisionomia deveras sofredora, a testa com tão profundos sulcos que só de vê-la me causava grande pena. Tentei imitar a fisionomia daquela

Ler mais »

Trabalhe com sentimento de amor…

“Havia um professor que tinha um filho de uns onze ou doze anos de idade que se machucava ou caía infalivelmente sempre que vestia uma determinada blusa de lã. Por isso, levando a referida blusa de lã a um vidente,

Ler mais »

Desvencilhe de sua pobreza…

“O sr. X, atualmente um multimilionário norte-americano, durante muito tempo não conseguia desvencilhar-se de sua pobreza. Um dia, porém, encontrou um livro onde leu que “pobreza é a doença da mente” e despertou: “É isto! Eis por que estou pobre.

Ler mais »

O homem não foi criado para ser pobre…

“Originariamente o homem não foi criado para ser pobre. Quem pensa que nasceu para ser pobre não acredita na sabedoria infinita alojada em seu interior,  duvida da grandeza do amor e da força de Deus. Essa falta de fé que

Ler mais »