O reexame do “esforço”
“Diante de um gênio do esforço foi reexaminada a questão: “O esforço é necessário ao homem?”. O sr. X externou sua opinião, o esforço não é necessário, onde não há esse tipo de tensão chamada esforço é que existe o
“No mundo, há milhões de pessoas que querem se tornar grandiosas, mas são poucas as que conseguem esse intento. Isto porque, defrontando-se com problemas, acabam se esquivando, perdendo a coragem, ou pensando desonestamente em enriquecer trabalhando o menos possível. A vida tem preço certo e não admite fraude. Somente aqueles que pagam com esforço e trabalho podem obter algo de valor correspondente. Somente aqueles que enfrentam as dificuldades conhecem o meio de dominá-las. Somente os que sobem alto conseguem visualizar todo o panorama. Aqueles que acham incômodo escalar até o ponto mais elevado da vida, não poderão contemplar a paisagem em toda a sua vastidão.
As pessoas devem procurar subir bem lato na vida. Porém, a vida deve ser escalada com os próprios pés já que não existe elevador para subir na vida. Aqueles que desejam realizar feitos maiores devem subir muito mais que os outros. Subir muito mais na vida significa trabalhar muito mais, esforçar-se muito mais que o normal.
Não existem segredos para o sucesso
Um jovem foi à casa de um milionário e perguntou-lhe:
– Qual o segredo para o progresso profissional?
– Não existem segredos para o sucesso, replicou-lhe então o milionário. O sucesso não é um truque mágico. Quem deseja obtê-lo deve aproveitar cada minuto para se desenvolver.
Que sábia resposta! Outro jovem foi visitar o mesmo milionário e também lhe perguntou:
– Que segredos existem para ser bem-sucedido na profissão?
– Não há segredos para o sucesso, respondeu novamente o milionário. Basta estudar, conhecer bem o seu próprio trabalho, executá-lo com atenção e saber responder a tudo quanto for perguntado a respeito esse trabalho.
Devemos portanto, ser pessoas úteis. Aquele que passa a viver sem trabalhar, recebendo aposentadoria, começa repentinamente a envelhecer. É para ser útil que o homem teve a graça de nascer, quando já não for mais útil, será dispensando deste mundo. Ser dispensado significa ficar doente e morrer.
Este mundo não precisa de pessoas que se zangam, que se encolerizam. Por isso, essas pessoas adoecem e encurtam a sua própria vida.
Nosso mundo é feito de tal forma que as pessoas desnecessárias se destroem e só as pessoas necessárias se desenvolvem e têm êxito.
Pessoa necessária a este mundo significa pessoa útil, que torna o mundo mais agradável, mais propício para viver.
Quem torna este mundo agradável é felicitado por Deus. E somente aquele que vive sempre sorrindo alegremente e que enfrenta e vence quaisquer dificuldades sorrindo alegremente, é capaz de tornar o ambiente todo agradável, apenas com sua presença. Pessoas desse tipo vivem plenas de vitalidade. São por Deus abençoadas e têm bom êxito.
…”
Referência bibliográfica
Dinamize sua capacidade, volume 1, pág 19, Masaharu Taniguchi
Compartilhar:
Posts relacionados
“Diante de um gênio do esforço foi reexaminada a questão: “O esforço é necessário ao homem?”. O sr. X externou sua opinião, o esforço não é necessário, onde não há esse tipo de tensão chamada esforço é que existe o
“Existem remédios que tomamos com fé mas não curam, e também existem aqueles em que não confiamos mas curam, Por que isso? Não adianta a pessoa acreditar através apenas do consciente (que é uma pequena parte – cinco por cento
“Do ponto de vista religioso, a Vida de Deus flui para o nosso interior por qualquer parte. Estamos dentro da Vida de Deus e, ao mesmo tempo, a Vida de Deus está dentro de nós. Estamos recebendo ininterruptamente a Vida
“Devemos produzir vibrações de amor. Pensamentos de amor é pensamento de Deus, e o pensamento de Deus vivifica, por conseguinte, o amor aliviará infalivelmente a dor do próximo. Entretanto, o pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia. Basicamente,
“O terceiro item do livro Mumonkan (zen-budismo) diz o seguinte: “O bonzo Gutei levanta o dedo”. O bonzo Gutei, superior do templo Kinkazan, apenas mostrava um dedo em posição ereta, quaisquer que fossem as perguntas a ele dirigidas pelos visitantes
“Mesmo quando a nossa vida parece retroceder, não precisamos ficar triste. Às vezes, sentimo-nos deprimidos, perdemos o ânimo para trabalhar e não conseguimos ver nenhuma luz no nosso futuro, como se até a nossa alma tivesse envolta numa densa névoa.