Como usar a força mental para evitar o envelhecimento

19 de junho de 2020

“Por que o homem envelhece?  Quando o homem acredita que ele só tem força limitada, a manifestação de sua força fica realmente limitada.  Se acreditar que após os 40, 50 anos de idade o ser humano começa a envelhecer, que aos poucos vai perdendo o vigor físico e o interesse pela vida, sendo obrigado a se retirar da vida ativa, que está entrando em processo acelerado do envelhecimento, estes pensamentos impregnarão todas as células do seu corpo físico e espiritual, e então será inútil todo o esforço para impedir o definhamento que se verificará com o avanço da idade.
Tudo se inicia na mente. Se surgir na mente a idéia que você envelheceu, os sinais aparecerão logo em seguida, assim como se surgir a idéia de que você é jovem, cheio de vigor, ainda útil à sociedade, e se conseguir manter ininterruptamente, seu corpo permanecerá jovem. Se mantivermos um ideal elevado e pensamentos repletos de esperança e alegria, a velhice não poderá de maneira alguma imprimir a sua marca em nosso corpo. “Sou jovem!” Assim sentindo, acredite que você tem juventude eterna. Saiba que todo pensamento que você tem a respeito da sua idade manifesta-se em seu corpo. Imagine a figura de um jovem animado, alegre, otimista e cheio de esperanças e pense que ele é você próprio.
Há outro motivo pelo qual muitas pessoas envelhecem precocemente: é que elas param de evoluir. É lamentável que muitas pessoas, quando passam da meia-idade, não procuram assimilar idéias novas e modernas. Abandone a idéia de que deve parar de crescer e de evoluir só porque sua idade está avançando. Não diga que já não é capaz de fazer o que fazia quando jovem. Precisa ainda esquecer as coisas desagradáveis e acontecimentos infelizes. Não tire ainda a sela do cavalo. Ainda há muito caminho para percorrer.
Se você quer ter longa vida, ame o seu ofício e continue amando-o sempre. Onde há amor ao trabalho, há Vida, há fonte de juventude. Mesmo que sua fisionomia comece a envelhecer, isso não tem nada a ver com o vigor de sua Vida. mesmo que os cabelos brancos aumentem, que sua pele apresente rugas, isso não diminui o vigor da sua Vida em si. A força mental aumenta com a idade.
Se você pretende conservar para sempre a juventude, evite os inimigos que a aniquilam. Os maiores são as preocupações com a idade e a perda de interesse pela vida ao seu redor, principalmente pela vida dos jovens e pelo divertimento deles. Conserve a juventude no convívio com as crianças, brinque e se divirta com elas. Revele essa vitalidade e mantenha a postura mental alegre e otimista.
Caro leitor, mantenha um ideal elevado, levante sempre em sua mente, como uma grande tocha o ideal juvenil, a coragem, a jovialidade, a esperança, o otimismo e sentimentos nobres. A mente, enquanto buscar algo mais elevado ardorosamente, não envelhecerá. Mantenha sempre a alegria de viver, deixe que a esperança brote vigorosamente do seu interior e vibre em todo o seu ser. Conscientize que a função da Vida é progredir e evoluir eternamente sem jamais envelhecer, com certeza desaparecerão o temor e a ansiedade, que são os inimigos da evolução e da felicidade, e o fenômeno de envelhecimento desaparecerá deste mundo. 

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 24, pág 41 ~70, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O que é a “causa”?

“O que constitui a “causa” é vibração. É conhecida também como “carma”. Pensamentos, palavras e atos são três modalidades de vibrações. Por isso, no budismo diz-se que existem o “carma pensamentos”, o “carma das palavras” e o “carma dos atos”.

Ler mais »

A relação entre a Seicho-No-Ie e a medicina

“A Seicho-No-Ie não tem intenção alguma de se opor à medicina. Nos casos de doenças que a medicina pode curar, a pessoa deve ir ao médico. Na coleção A Verdade da Vida está explicado “com que atitude mental se deve

Ler mais »

“Lei mental”, segundo os ensinamento da Seicho-No-Ie

“Na Seicho-No-Ie fala-se muito em “lei mental”. O que é “lei mental”? É a lei segundo a qual “tudo aquilo que se pensa infalivelmente acaba por manifestar concretamente”. Tudo o que pensamos transforma-se naquilo, segundo o Budismo, é chamada de

Ler mais »

O efeito do medo e da ira sobre o organismo humano

“Não só as explicações do ponto de vista religioso, como também as modernas pesquisas no campo da biologia comprovam como é negativo o efeito do “medo do pecado” sobre o organismo humano. Os sentimentos negativos como o medo, a ira

Ler mais »

Fazer o bem a nós mesmos

“Segundo a nossa doutrina, a base moral está em “fazer o bem a nós mesmos”. Se não nos importássemos com nós mesmos, se não nos impostássemos em melhorar a nós próprios, não encontraríamos sentido algum em praticar boas ações. O

Ler mais »