Por que algumas pessoas não gostam de trabalhar?

24 de julho de 2020

“Os seres humanos têm um costume muito estranho: por algum motivo, muitos deles sentem aversão pelo trabalho. Não sei exatamente como apareceu a idéia errônea de que “é desvantajoso trabalhar”, mas eu, pessoalmente, acho que ele deve ter surgido como reação contra os trabalhos forçados. Aversão pelo trabalho vem do pensamento de que ele é uma coisa imposta pelos outros. A Vida que existe no homem está sempre à busca de liberdade, por isso, o homem perde o interesse pelo trabalho quando passa a pensar que é obrigado a trabalhar porque está sendo pago por isso, o que contraria o seu anseio por liberdade.
Mas essa idéia é errônea. Mesmo que ganhemos dinheiro com o nosso trabalho, não devemos pensar que somos obrigados a trabalhar por causa do dinheiro. Precisamos pensar apenas no trabalho em si e executá-lo com grande dedicação, considerando-o como uma tarefa sagrada a nós atribuída por Deus, a qual constitui uma valiosa lição que contribui para o desenvolvimento da nossa própria Vida.
Quando passamos a pensar dessa maneira, tornamo-nos capazes de executar alegremente qualquer tipo de trabalho, sem a desagradável sensação de estarmos acorrentados a uma tarefa.
Há pessoas que não gostam de ouvir a palavra “estudar”. É essencial que essas pessoas aprendam a encontrar prazer no estudo, considerando-o como oportunidade única de desenvolver a sua própria Vida. Diz a Bíblia que “Deus trabalha até agora”. Portanto, trabalhar é próprio do filho de Deus. E, como somos filho de Deus, trabalhar é uma missão nossa, é coisa inerente à nossa própria natureza. Compreendendo que, sem o trabalho, não pode haver o desenvolvimento da Vida (essência) do filho de Deus, chegamos à conclusão de que trabalhar é o melhor caminho para viver. Em outras palavras, o homem não alcança um verdadeiro progresso enquanto não se torna capaz de sentir grande alegria pelo próprio fato de trabalhar, certo de que o trabalho é uma coisa que lhe proporciona desenvolvimento.
Também o nosso coração não descansa nem sequer um dia ou uma hora. É pelo fato de o coração trabalhar incessantemente que podemos manter a saúde. Neste mundo existem pessoas que julgam o trabalho excessivo a causa de esgotamento nervoso e das doenças. Elas aconselham querendo ajudar: “Você está esgotado, doente. Fique em casa alguns dias, sem fazer nada”. Não se pode dizer que seja um conselho verdadeiramente amigo. Vejamos o caso de pessoas que, chegado o tempo de aposentadoria, deixam a firma onde trabalham. Ficando em casa sem fazer nada, elas começam a envelhecer rapidamente. Por que isso acontece? É que a Vida do homem é a própria atividade e, por isso, quando essa atividade (trabalho) desaparece, a força vital – A Vida de Deus que há no homem – vai deixando gradativamente de se manifestar: o homem torna-se desnecessário para este mundo e acaba morrendo. É necessário refletirmos sobre esta verdade, mantendo-nos inativos, estaremos morrendo aos poucos, ao invés de aumentarmos a nossa saúde.
Quando um doente de neurastenia me consulta, eu costumo lhe dizer: “Trabalhe, que o senhor ficará bom”. E de fato o doente fica curado quando começa a trabalhar.

…”

Referência bibliográfica
A Cartilha da Vida, volume 2, pág 35, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

  1. O trabalho pode ser cansativo, mas tem suas recompensas. Mesmo que nunca receba o salário em dia, todo esforço é digno. Trabalheira em um lugar por 9 meses, e logo depois comecei a trabalhar em outro ao mesmo tempo. E mesmo que não recebia em dia do primeiro trabalho, eu recebia em dia do segundo. Tive que sair dos dois por conta que iria entrar em uma outra empresa, mas não deu certo pois né faltava um documento. Confesso que era cansativo trabalhar em dois lugares praticamente todos os dias, e era insatisfatório nunca receber no dia certo do primeiro trabalho que arrumei. Um dos motivos pra eu ter saído do primeiro trabalho foi o fato da empresa estar quebrando por questão de má administração, isso foi triste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Não despreze a si mesmo

“A auto-análise é necessária, e quando, percebemos que a nossa mente está em “posição” ou “direção” errada, basta fazermos a correção necessária. Não precisamos, e nem devemos, auto-desprezar ou auto-recriminar por isso. Deus não gosta que desprezemos a nós mesmo,

Ler mais »

O valor do sofrimento

“No mundo do JISSO não há sofrimento, mas no mundo fenomênico ele existe e tem o seu valor. O sofrimento surge quando o nosso modo de viver não está em conformidade com o nosso “Jisso”. Quando acontece algo que nos

Ler mais »

Seja você o controle da sua mente

“Aquele que acredita na sua própria capacidade será realmente capaz. Muitas pessoas não conseguem corrigir suas falhas porque ficam ruminando o erro cometido, o que equivale a reforçar o poder das palavras negativas formuladas pela mente. As falhas imaginadas, desenhadas

Ler mais »

Sejam jovens decididos

“O que eu quero é formar jovens decididos, dinâmicos e corajosos que, uma vez tomada a decisão de realizar alguma coisa, não se deixam vencer por opiniões contrárias e vão até o fim, por mais adversas que sejam as circunstâncias.

Ler mais »

O valor inestimável de bons amigos

“O homem é incapaz de viver em completo isolamento e solidão. Ele necessita de  contato com seus semelhantes, necessita principalmente de bons amigos. É essencial para nós durante toda a vida, juntos podemos alcançar um alto grau de desenvolvimento, através

Ler mais »

Progrida infinitamente

“A água que corre não deteriora, mas a água estagnada apodrece. Seja qual for o tipo de atividade a que se dedique, aquele que se contenta com o seu nível atual ou se acomoda à doce vida”deteriorará” mais cedo ou

Ler mais »