Para proporcionar tranquilidade espiritual

16 de março de 2021

“Como o objetivo da Seicho-No-Ie é iluminar o mundo todo, o seu ensinamento é extremamente positivo, e é também chamado de Pensamento Iluminador. Antes de conhecer a Seicho-No-Ie, eu tinha uma personalidade pessimista e só via o lado sombrio da vida, mas, conhecendo-a, tornei-me uma pessoa alegre. Refleti muito quando li, e A Verdade da Vida, a seguinte frase: “Quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer”.
Eu, que tinha a tendência de ficar deprimido quando a noite avançava e tudo escurecia, compreendi que, por mais escura que seja a noite, infalivelmente chega o alegre e radiante amanhecer, e refleti: “Também no caso de doença, muitas vezes a fase crítica antecede a recuperação da saúde”.
Quando li A Verdade da Vida pela primeira vez, estava internado no hospital havia dois meses devido à febre tifóide, e tinha passado duas semanas em estado grave. Estava me recuperando após a fase crítica, em que era tomado pelo medo da morte diariamente. Por isso, a afirmação de que “quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer” tocou-me profundamente. Enquanto me encontrava na fase crítica da doença, era tomado diariamente pelo medo de morrer e sofria muito, mas depois que me curei todo o sofrimento me pareceu uma mentira. Lendo A Verdade da Vida, compreendi que o que me fazia sofrer era o medo da morte causado pelo doença, e não a doença em si.
Foi um grande aprendizado para mim, na condição de médico. Compreendi que, par proporcionar tranquilidade espiritual ao paciente, é preciso eliminar da sua mente o medo da morte.
Em alguns livros médicos que estudei, estava escrito que, qualquer que seja a doença, o médico deve fazer o possível para proporcionar tranquilidade ao paciente, além de ministrar tratamento físico, mas não constava nenhuma explicação quanto ao método, e nem dos professores pude receber essa orientação.
Conforme consta no livro A Verdade da Vida, quando sentimos medo, os órgãos do nosso corpo funcionam mal, o que impede a cura da doença. Por isso, a estabilidade emocional é essencial para a cura do paciente, mas parece que são poucos os médicos que levam a sério essa questão.
Ver sempre o lado positivo – isto é extremamente importante para manter a estabilidade emocional. Mesmo um eficiente homem de negócio, quando está com a mente abalada, não consegue manifestar plenamente a sua capacidade. É lamentável o fato de que muitas pessoas, apesar de possuírem capacidade, não conseguem alcançar o sucesso por causa da instabilidade emocional.
Tornei-me saudável depois que conheci a Seicho-No-Ie creio que a principal causa foi o fato de que passei a ver o lado positivo de tudo, com a mente otimista e passei a não remoer pensamentos negativos.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível para ser feliz, volume 1, pág 57, Katsumi Tokuhisa (Doutor em Medicina)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Por que uma pessoa boa adoece?

“Meu amigo é um homem realmente bom, no entanto está com tuberculose. Por que isso ocorre? – às vezes me fazem perguntas deste tipo. Realmente esta é uma indagação razoável, pois em seu bojo está implícito o pensamento: “Se Deu´s

Ler mais »

A doença se cura ao perdoar o outro

“Isso aconteceu quando meu amigo, que é médico, visitou uma senhora que estava sofrendo muito com reumatismo atroz. Ele sabia que havia entre ela e a irmã uma dissensão mental violenta e após ouvir atentamente suas explicações a respeito da

Ler mais »

Lei de atração dos semelhantes

“Nossa mente consegue captar um acontecimento que ainda está no mundo mental e que irá se projetar futuramente no mundo material. Quem estiver com a mente voltada para acontecimentos agourentos, por mais que lute tentando escapar deles, acaba sendo compulsoriamente

Ler mais »

Melhora no lar

“- A senhora não gostava do seu marido desde o início? – No início do nosso casamento nós nos amávamos. – Deus criou o homem. Seu filho, na forma de homem-Deus, perfeito. Volte para casa e procure contemplar a existência

Ler mais »

A doença não existe

“Afinal, os senhores acreditam que a doença exista realmente neste mundo? Se Deus não criou a doença, significa que, em princípio, ela não exista de verdade. Apenas parece existir. É uma ilusão pensar existir algo que inexiste. É o estado

Ler mais »