Para proporcionar tranquilidade espiritual

16 de março de 2021

“Como o objetivo da Seicho-No-Ie é iluminar o mundo todo, o seu ensinamento é extremamente positivo, e é também chamado de Pensamento Iluminador. Antes de conhecer a Seicho-No-Ie, eu tinha uma personalidade pessimista e só via o lado sombrio da vida, mas, conhecendo-a, tornei-me uma pessoa alegre. Refleti muito quando li, e A Verdade da Vida, a seguinte frase: “Quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer”.
Eu, que tinha a tendência de ficar deprimido quando a noite avançava e tudo escurecia, compreendi que, por mais escura que seja a noite, infalivelmente chega o alegre e radiante amanhecer, e refleti: “Também no caso de doença, muitas vezes a fase crítica antecede a recuperação da saúde”.
Quando li A Verdade da Vida pela primeira vez, estava internado no hospital havia dois meses devido à febre tifóide, e tinha passado duas semanas em estado grave. Estava me recuperando após a fase crítica, em que era tomado pelo medo da morte diariamente. Por isso, a afirmação de que “quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer” tocou-me profundamente. Enquanto me encontrava na fase crítica da doença, era tomado diariamente pelo medo de morrer e sofria muito, mas depois que me curei todo o sofrimento me pareceu uma mentira. Lendo A Verdade da Vida, compreendi que o que me fazia sofrer era o medo da morte causado pelo doença, e não a doença em si.
Foi um grande aprendizado para mim, na condição de médico. Compreendi que, par proporcionar tranquilidade espiritual ao paciente, é preciso eliminar da sua mente o medo da morte.
Em alguns livros médicos que estudei, estava escrito que, qualquer que seja a doença, o médico deve fazer o possível para proporcionar tranquilidade ao paciente, além de ministrar tratamento físico, mas não constava nenhuma explicação quanto ao método, e nem dos professores pude receber essa orientação.
Conforme consta no livro A Verdade da Vida, quando sentimos medo, os órgãos do nosso corpo funcionam mal, o que impede a cura da doença. Por isso, a estabilidade emocional é essencial para a cura do paciente, mas parece que são poucos os médicos que levam a sério essa questão.
Ver sempre o lado positivo – isto é extremamente importante para manter a estabilidade emocional. Mesmo um eficiente homem de negócio, quando está com a mente abalada, não consegue manifestar plenamente a sua capacidade. É lamentável o fato de que muitas pessoas, apesar de possuírem capacidade, não conseguem alcançar o sucesso por causa da instabilidade emocional.
Tornei-me saudável depois que conheci a Seicho-No-Ie creio que a principal causa foi o fato de que passei a ver o lado positivo de tudo, com a mente otimista e passei a não remoer pensamentos negativos.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível para ser feliz, volume 1, pág 57, Katsumi Tokuhisa (Doutor em Medicina)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Atribuir culpa ao outro é fazer de si um fantoche

“…eu estava sempre produzindo aquelas ondas mentais negativas, e por isso tinha habitualmente o corpo em mau estado e a mente insatisfeita. Rememorando agora, penso que eram poucas as pessoas tão rabugentas quanto eu. Se tinha uma indisposição digestiva, reclamava

Ler mais »

Torne-se uma pessoa mais radiante…

“Outro dia, num bonde, estava sentada à minha frente uma senhora de uns 45 anos que apresentava uma fisionomia deveras sofredora, a testa com tão profundos sulcos que só de vê-la me causava grande pena. Tentei imitar a fisionomia daquela

Ler mais »

Trabalhe com sentimento de amor…

“Havia um professor que tinha um filho de uns onze ou doze anos de idade que se machucava ou caía infalivelmente sempre que vestia uma determinada blusa de lã. Por isso, levando a referida blusa de lã a um vidente,

Ler mais »

Desvencilhe de sua pobreza…

“O sr. X, atualmente um multimilionário norte-americano, durante muito tempo não conseguia desvencilhar-se de sua pobreza. Um dia, porém, encontrou um livro onde leu que “pobreza é a doença da mente” e despertou: “É isto! Eis por que estou pobre.

Ler mais »

O homem não foi criado para ser pobre…

“Originariamente o homem não foi criado para ser pobre. Quem pensa que nasceu para ser pobre não acredita na sabedoria infinita alojada em seu interior,  duvida da grandeza do amor e da força de Deus. Essa falta de fé que

Ler mais »