Para proporcionar tranquilidade espiritual

16 de março de 2021

“Como o objetivo da Seicho-No-Ie é iluminar o mundo todo, o seu ensinamento é extremamente positivo, e é também chamado de Pensamento Iluminador. Antes de conhecer a Seicho-No-Ie, eu tinha uma personalidade pessimista e só via o lado sombrio da vida, mas, conhecendo-a, tornei-me uma pessoa alegre. Refleti muito quando li, e A Verdade da Vida, a seguinte frase: “Quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer”.
Eu, que tinha a tendência de ficar deprimido quando a noite avançava e tudo escurecia, compreendi que, por mais escura que seja a noite, infalivelmente chega o alegre e radiante amanhecer, e refleti: “Também no caso de doença, muitas vezes a fase crítica antecede a recuperação da saúde”.
Quando li A Verdade da Vida pela primeira vez, estava internado no hospital havia dois meses devido à febre tifóide, e tinha passado duas semanas em estado grave. Estava me recuperando após a fase crítica, em que era tomado pelo medo da morte diariamente. Por isso, a afirmação de que “quanto mais a noite avança, mais próximo está o amanhecer” tocou-me profundamente. Enquanto me encontrava na fase crítica da doença, era tomado diariamente pelo medo de morrer e sofria muito, mas depois que me curei todo o sofrimento me pareceu uma mentira. Lendo A Verdade da Vida, compreendi que o que me fazia sofrer era o medo da morte causado pelo doença, e não a doença em si.
Foi um grande aprendizado para mim, na condição de médico. Compreendi que, par proporcionar tranquilidade espiritual ao paciente, é preciso eliminar da sua mente o medo da morte.
Em alguns livros médicos que estudei, estava escrito que, qualquer que seja a doença, o médico deve fazer o possível para proporcionar tranquilidade ao paciente, além de ministrar tratamento físico, mas não constava nenhuma explicação quanto ao método, e nem dos professores pude receber essa orientação.
Conforme consta no livro A Verdade da Vida, quando sentimos medo, os órgãos do nosso corpo funcionam mal, o que impede a cura da doença. Por isso, a estabilidade emocional é essencial para a cura do paciente, mas parece que são poucos os médicos que levam a sério essa questão.
Ver sempre o lado positivo – isto é extremamente importante para manter a estabilidade emocional. Mesmo um eficiente homem de negócio, quando está com a mente abalada, não consegue manifestar plenamente a sua capacidade. É lamentável o fato de que muitas pessoas, apesar de possuírem capacidade, não conseguem alcançar o sucesso por causa da instabilidade emocional.
Tornei-me saudável depois que conheci a Seicho-No-Ie creio que a principal causa foi o fato de que passei a ver o lado positivo de tudo, com a mente otimista e passei a não remoer pensamentos negativos.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível para ser feliz, volume 1, pág 57, Katsumi Tokuhisa (Doutor em Medicina)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O reexame do “esforço”

“Diante de um gênio do esforço foi reexaminada a questão: “O esforço é necessário ao homem?”. O sr. X externou sua opinião, o esforço não é necessário, onde não há esse tipo de tensão chamada esforço é que existe o

Ler mais »

Porque se deve justapor as mãos?

“Do ponto de vista religioso, a Vida de Deus flui para o nosso interior por qualquer parte. Estamos dentro da Vida de Deus e, ao mesmo tempo, a Vida de Deus está dentro de nós. Estamos recebendo ininterruptamente a Vida

Ler mais »

Pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia

“Devemos produzir vibrações de amor. Pensamentos de amor é pensamento de Deus, e o pensamento de Deus vivifica, por conseguinte, o amor aliviará infalivelmente a dor do próximo. Entretanto, o pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia. Basicamente,

Ler mais »

O dedo da vida

“O terceiro item do livro Mumonkan (zen-budismo) diz o seguinte: “O bonzo Gutei levanta o dedo”. O bonzo Gutei, superior do templo Kinkazan, apenas mostrava um dedo em posição ereta, quaisquer que fossem as perguntas a ele dirigidas pelos visitantes

Ler mais »

Permita, agora, Deus viver em você

“Mesmo quando a nossa vida parece retroceder, não precisamos ficar triste. Às vezes, sentimo-nos deprimidos, perdemos o ânimo para trabalhar e não conseguimos ver nenhuma luz no nosso futuro, como se até a nossa alma tivesse envolta numa densa névoa.

Ler mais »