O valor inestimável de bons amigos

22 de maio de 2020

“O homem é incapaz de viver em completo isolamento e solidão. Ele necessita de  contato com seus semelhantes, necessita principalmente de bons amigos. É essencial para nós durante toda a vida, juntos podemos alcançar um alto grau de desenvolvimento, através da mútua descoberta de qualidades, elogio, consolo nos momentos de tristeza e colaboração em todas as coisas. Os bons amigos acreditam em nós, e com isso sentimo-nos repletos de coragem. Ter amigos sinceros, alegres e otimistas vale muito mais do que possuir grandes fortunas. São eles que exercem grande influência sobre nós e nos dão coragem e esperança.
Se não fossem os amigos muitos poderiam ter fracassado e desistido na metade do caminho. Vejam que os nossos êxitos têm muito a dever ao auxílio de nossos amigos. Devemos compreender que não é possível alcançarmos a nossa meta sem a ajuda de alguém que reconheça nossa capacidade. Veja como exemplo um médico recém-formado, muitas pessoas dificilmente procuram um médico novato devido considerar arriscado o fato de confiar a vida nas mãos de um médico cuja capacidade ninguém conhece. Por mais competente que seja ele não conseguirá formar boa clientela se não tiver conhecidos e amigos que reconheçam a sua capacidade e o recomendem. a outras pessoas, atestando ser ele um médico honesto, competente e merecedor de inteira confiança.
Porém, não caiamos no erro de buscar amizades unicamente por acharmos que “os amigos são elementos indispensáveis para o nosso êxito”. Com essa virtude interesseira, jamais poderemos conhecer o valor da verdadeira amizade. A verdadeira amizade, nobre e sincera, só é conseguida quando se abandona a atitude egoísta de procurar fazer amigos para usá-los como “trampolins” para o próprio êxito.
Muito mais importante é a influência espiritual que eles exercem sobre nós. O homem recebe forte influência do caráter dos amigos com quem anda. Dependendo do tipo de influência recebida, ele pode tornar-se alegre, calado, grosseiro ou gentil. Existem pessoas que exercem sobre os outros um efeito leve e estimulante, sentimos um grande bem-estar, uma sensação agradável, ao seu lado, conseguimos ter excelentes idéias, o que não ocorre quando estamos sozinhos.
Como vemos é grande a influência de amigos, saber escolher bons amigos é mais importante do que saber escolher boas roupas ou bons móveis. Mas não devemos querer apenas “receber” a amizade dos outros. Este mundo é um mundo de “constante circulação e intercâmbio de todas as coisas”. Assim sendo, é impossível “receber tudo, sem dar nada”. Portanto, se queremos ter bons amigos, primeiramente nós próprios devemos ser bons amigo, dando amor, bondade, alegria a todas as pessoas, reconhecendo as qualidades dos outros, ajudando-os, não poupando palavras de elogio, incentivo e encorajamento.Se queremos ser amados, devemos dar primeiramente o nosso amor. Uma pessoa fria, egoísta, avarenta, que não sente amor por ninguém, jamais poderá encontrar bons amigos, por mais que o deseje.
Mesmo as pessoas ruins podem transformar-se completamente, se souberem como “agir”. E o “segredo” não é difícil, basta não olharmos o lado negativo e desagradável das pessoas, e mostre apenas sua admiração por suas qualidades.
Os livros também podem ser nossos “melhores amigos”, elas oferecem incontáveis benefícios.
Para finalizar, vou explicar o “método de conseguir bons amigos através da mentalização”: “O amor de Deus manifesta-se através de mim. Assim como Deus ama todas as pessoas, eu também amo todas as pessoas”. Mentalize isso todos os dias e ponham-no em prática, distribuindo amor e bondade a todas as pessoas ao seu redor. Procedendo dessa forma, passará a emanar do todo o seu ser uma constante “atmosfera de amor”, que atrairá naturalmente muitas pessoas e fará com que você encontre muitos bons amigos.

…”

Referência bibliográfica
O livro dos jovens,  pág. 85, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Atribuir culpa ao outro é fazer de si um fantoche

“…eu estava sempre produzindo aquelas ondas mentais negativas, e por isso tinha habitualmente o corpo em mau estado e a mente insatisfeita. Rememorando agora, penso que eram poucas as pessoas tão rabugentas quanto eu. Se tinha uma indisposição digestiva, reclamava

Ler mais »

Torne-se uma pessoa mais radiante…

“Outro dia, num bonde, estava sentada à minha frente uma senhora de uns 45 anos que apresentava uma fisionomia deveras sofredora, a testa com tão profundos sulcos que só de vê-la me causava grande pena. Tentei imitar a fisionomia daquela

Ler mais »

Trabalhe com sentimento de amor…

“Havia um professor que tinha um filho de uns onze ou doze anos de idade que se machucava ou caía infalivelmente sempre que vestia uma determinada blusa de lã. Por isso, levando a referida blusa de lã a um vidente,

Ler mais »

Desvencilhe de sua pobreza…

“O sr. X, atualmente um multimilionário norte-americano, durante muito tempo não conseguia desvencilhar-se de sua pobreza. Um dia, porém, encontrou um livro onde leu que “pobreza é a doença da mente” e despertou: “É isto! Eis por que estou pobre.

Ler mais »

O homem não foi criado para ser pobre…

“Originariamente o homem não foi criado para ser pobre. Quem pensa que nasceu para ser pobre não acredita na sabedoria infinita alojada em seu interior,  duvida da grandeza do amor e da força de Deus. Essa falta de fé que

Ler mais »