O efeito do medo e da ira sobre o organismo humano

1 de julho de 2020

“Não só as explicações do ponto de vista religioso, como também as modernas pesquisas no campo da biologia comprovam como é negativo o efeito do “medo do pecado” sobre o organismo humano. Os sentimentos negativos como o medo, a ira e outros aumentam muito a secreção de adrenalina no organismo humano. Adrenalina é um hormônio elaborado pelas glândulas supra-renais, e desempenha importantes funções fisiológicas. Em nosso estado normal, ela é produzida em quantidade adequada, contribuindo grandemente para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, quando ficamos zangados ou apavorados, a secreção da adrenalina torna-se extraordinariamente elevada. E o que acontece quando aumenta a quantidade de adrenalina no nosso sangue? Passamos a apresentar os mesmos sintomas que apresentaríamos se nos fosse injetado na veia uma dose excessiva de adrenalina: arrepio, lacrimejamento, suor frio, tremor, etc, e também aumento de glicose no sangue e na urina.
Quando o sangue com quantidade excessiva de adrenalina chega à musculatura do estômago, este perde o tono e a sua capacidade de contração diminui consideravelmente, resultando em atonia gástrica, gastroptose etc., doenças para as quais os tratamentos médicos não são muito eficazes.
Geralmente, essas doenças têm como verdadeira causa a ansiedade, as preocupações e os temores acumulados na mente. Quando o estômago fica inativo, ele não necessita de grande quantidade de sangue. O sangue excessivo, então, precisa ser enviado para outras partes: concentrando-se na cabeça, torna a pessoa bastante agressiva, fluindo para o coração, acelera a pulsação, no fígado, transforma em glicose e glicogênio ali armazenado, e envia ao sangue, aumentando o nível de açucar no sangue, aumenta o “combustível” para ativar os músculos, e assim os músculos ficam tensos e prontos para agir.
Quando uma pessoa vai acumulando dentro de si os pequenos medos e raivas, a quantidade de açucar vai aumentando em seu sangue de modo crônico, então essa pessoa passa a sofrer de diabete. O diabético tem de tomar injeção de insulina, e seguir uma dieta rigorosa, o médico lhe proíbe todo alimento que contenha amido ou açucar. Em virtude disso, o paciente que ficou diabético por causa do acúmulo de pequenos medos em sua mente passa a ter medo também da doença e dos alimentos. E enquanto houver medo em sua mente, ele não ficará curado, por mais que obedeça à dieta.
Para se curar completamente do diabete, é imprescindível “curar a mente”, ou seja, modificar a atitude mental. Na Seicho-No-Ie, há muitas pessoas que se curaram facilmente da diabete. Se o paciente mudar a sua atitude mental, ele ficará curado, mesmo que não faça uma dieta rigorosa. Mas a questão é: como mudar a atitude mental?
Quando o medo ou rancor se assomam em nossa mente, é muito difícil dominá-los. Não é fácil controlar a nossa mente apenas com nossos próprios esforços. A Seicho-No-Ie utiliza um meio muito simples de solucionar os conflitos íntimos.

…”
Este artigo faz parte de 4 artigos seguidos: 1/4

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 29, pág 228, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Não há progresso sem mudança

“Ao mudar a minha mente, tornei-me bastante alegre. O fracasso ensina-nos que o método que viemos utilizando era inadequados nos adverte: “Mude o método, pois o que você está usando é inadequado”. Por isso, quando sofremos um fracasso, devemos pensar:

Ler mais »

Oração para agradecer a nova vida

“Eis que desponta um novo dia! Quanta alegria! Quanta graça divina! Agradeço profundamente a Deus, como também a todas as coisas do Universo. Desperto ou adormecido, eu não poderia viver um minuto sequer, se não houvesse a proteção de Deus.

Ler mais »

Seja você mesmo a emissora do seu destino

“No mundo mental há muitas emissoras, as quais estão “levando ao ar” os mais variados programas. O cérebro do homem é um equipamento sofisticado que funciona não só como emissor, mas também como receptor das vibrações espirituais. É um aparelho

Ler mais »

Para que você descubra uma nova vida

“Quando você agradecer a todas as pessoas e coisas do passado, enviando-lhes ondas mentais de amor, bênção e gratidão para que elas progridam cada vez mais, encontrará uma nova vida, uma vida melhor. Este mundo foi criado por Deus, é

Ler mais »

Manifeste o amor

“É muito grande a alegria que os pais sentem por uma simples demonstração de gratidão dos filhos. Quando sentem que os filhos os compreendem ainda que um pouco, os pais ficam tão felizes que chegam a dizer: “Já posso morrer

Ler mais »

Cada um existe em função do todo

“Vamos supor que cada um de nós seja uma peça de engrenagem. Se uma peça de engrenagem de um relógio pensasse “movendo-me incessantemente, sofrerei desgaste, vou tratar de me preservar, para não me desgastar” e resolvesse parar, ocorreria atrito com

Ler mais »