Não há progresso sem mudança

15 de julho de 2020

“Ao mudar a minha mente, tornei-me bastante alegre. O fracasso ensina-nos que o método que viemos utilizando era inadequados nos adverte: “Mude o método, pois o que você está usando é inadequado”. Por isso, quando sofremos um fracasso, devemos pensar: “Ele está me ensinando que há um método melhor que me conduzirá ao êxito”. É como nos treinos de esporte: através dos fracassos aprendemos técnicas mais aperfeiçoadas. Nos vários âmbitos da nossa vida, aperfeiçoamo-nos passando diversas vezes pelo fracasso, assim como no esporte. Se analisarmos bem, é uma coisa normal, mas muitas vezes não tomamos a iniciativa de realizar algo porque somos cerceados pela idéia tola de manter a aparência, e pensamos: “Será uma vexame se fracassar” ou “Fazer isso nesta idade?”. Em A Verdade da Vida, está escrito: “Não há progresso sem mudança“.
Sabemos que a mudança está ligada ao progresso, mas, ao ler afirmação categórica como essa, somos levados a analisar a nós mesmos, e então compreendemos que, se desejamos progredir, precisamos mudar a nós mesmos. 
É comum pensarmos em progredir, mas raramente pensamos em mudar nós mesmos. Como buscamos o progresso sem tomar iniciativa de mudar a nós mesmos, custamos a progredir. Quem não toma a iniciativa de mudar a si mesmo, ou pelo acanhamento, ou pela idéia que já passou da idade, cessa de progredir.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível par ser feliz, volume 1, pág 43, Katsumi Tokuhisa

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Qualquer pessoa pode praticar atos de bondade

“Para praticarmos atos de bondade, não precisamos ser ricos nem renunciar a todos os nossos bens materiais. Não há exigências e restrições para a prática de atos de bondade. Mesmo que não tenhamos dinheiro, podemos fazer o bem aos outros.

Ler mais »

O movimento de iluminação da mulher

“Eu quero fazer uma pergunta a todas as mulheres do mundo: vocês se consideram felizes por terem nascido mulher? Pensam assim, com toda a sinceridade? Nunca pensou que seria mais feliz se tivesse nascido homem? Na verdade, tanto as mulheres

Ler mais »

Sobre a diabete

“Diabete é uma doença de difícil cura para a medicina e pode até ser considerada incurável, mas, para a Seicho-No-Ie, não existe doença de tão fácil cura. A diabete não é causada pelo desiquilíbrio de nutrientes, mas devido à mente.

Ler mais »

A força da sugestão influencia a saúde

“O mais imperdoável de nossos inimigos é aquele que nos pergunta gentilmente: “Hoje você está pálido! Aconteceu algum problema?”. Desde esse instante, passamos a nos sentir mal. Ele subtrai de nós a alegria, e uma sombra escura encobre a nossa

Ler mais »