Não devemos somente exigir dos outros

21 de julho de 2020

“Estamos vivos. Quando recebemos a Bênção de estarmos vivos, descobrimos a alegria de viver. Em que momento sentimo-nos realizados e felizes?
“Somente quando proporcionamos alegria aos outros é que a nossa alma se torna realmente feliz. Quando tornamos feliz o próximo, nós crescemos espiritualmente e o abrangemos. É por isso, que nós próprios nos sentimos felizes, realizados”.
Assim consta no volume 7 de A Verdade da Vida. Logo em seguida está escrito: “Não poderei ser de outra forma, pois o homem foi feito assim”.
Somente quando li esse trecho compreendi como devemos proceder para alegrar e fazer evoluir a nossa alma. Emocionei-me com o trecho que diz “O home foi feito assim”. Até então, pensava que sentiria a razão de viver somente quando me tornasse feliz e, em tudo que fazia, considerava somente a minha conveniência. Pensava somente em receber favores dos outros (“Quero que ele faça isso, faça aquilo”) e evitava fazer algo pelos outros. Refletindo agora, percebo que só pensava em receber. Mentalmente, eu era um mendigo. Mas, por outro lado, quando os meus ex-pacientes vinham me agradecer dizendo “Graças ao professor fui curado”, sentia-me alegre e satisfeito. Percebi que o livro A Verdade da Vida referia-se ao estado espiritual.
Na Seicho-No-Ie descobri que sentimos a alegria de viver quando percebemos que estamos sendo úteis aos outros, quando as pessoas se alegram com a nossa existência. Quando alegramos os outros, nós próprios sentimos alegria, sentimo-nos felizes. É simples. Por isso, também no relacionamento conjugal, se cada um dos cônjuges procurar alegrar o outro, ambos serão felizes. No trabalho também, sentimo-nos realizados e felizes quando trabalhamos no intuito de alegrar o maior número possível de pessoas. não é preciso imaginar algo complicado. Sentimo-nos felizes mesmo quando fazemos uma pequena gentileza a uma pessoa desconhecida.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível para ser feliz, volume 1, pág 190, Katsumi Tokuhisa

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Brilhe como a luz, Sorria!

“Quem não está se sentindo feliz atualmente, antes de tudo, reflita se não está faltando sorrisos e risos na sua vida. As pessoas são livres tanto para sorrir como para de ficar de mau humor. Porém, o destino de quem

Ler mais »

O que significa “Deus é Amor”

“Vejamos o que quer dizer “Deus é Amor”. Deus é a origem de tudo, portanto, Ele vê todas as Suas criaturas como extensão de Si mesmo. Eis o significado da expressão “Deus é Amor”. Se uma pessoa diz “Eu amo

Ler mais »

A busca da “vida de valor Eterno”

“Dentre todas as questões que fazem vibrar a alma humana, a mais importante é a seguinte: “Qual é o objetivo de nossa vida?” Naturalmente, existem muitas pessoas que não se importam com isso. Tais pessoas vivem exclusivamente no mundo dos

Ler mais »

Em que consiste a autoconfiança?

“O prof. Kurihara certa vez apresentou o resultado de uma pesquisa feita com os alunos de sua classe que tiveram grande melhora no desempenho escolar. Assim mandou os alunos redigir um trabalho no qual deveriam dizer como ocorreu essa melhora.

Ler mais »

A “força de crescimento” da criança

“A força de crescimento da criança é a força da Vida. A força da Vida vem de Deus, e por isso a criança melhora infalivelmente quando não há fatores que tolhem sua liberdade inata. A Vida desenvolve-se vigorosamente quando lhe

Ler mais »