Libertar a si próprio

16 de março de 2021

“Em qualquer situação, devemos acreditar que tudo vai melhorar. Assim, tornamo-nos realmente otimistas. Quanto mais lemos A Verdade da Vida, mais nos conscientizamos da grandiosidade da natureza verdadeira do homem; deixamos de nos autolimitar, tornamo-nos capazes de levar uma vida alegre e prazerosa e conseguimos manifestar a nossa capacidade livremente em todos os aspectos da vida. Ou seja, sem que percebamos, libertamos a nós mesmos e passamos a manifestar uma força que nós próprios não imaginávamos possuir. Nossa mente se torna alegre e descontraída quando deixamos de nos autolimitar e libertamo-nos de todas as amarras.
Quanto mais firme a consciência de que o homem é filho de Deus, possuidor de capacidade infinita, mais facilmente a pessoa se liberta da autolimitação e das amarras. Como consequência, ela passa a manifestar livremente a sua capacidade, torna-se saudável, consegue melhor rendimento no trabalho e desfruta uma vida realmente gratificante.
Se você tiver a mente tolhida pelo temor, nada dará certo. Mas se você agir com a mente descontraída, manifestando toda a sua capacidade, tudo dará certo. Qualquer que seja a situação, se você avançar sempre com a mente alegre e positiva, acreditando que tudo vai melhorar, certamente tudo melhorará conforme você acreditou. Porém se você esmorecer por causa de um pequeno fracasso, julgar-se incapaz e ficar com a mente tolhida pelo temor, a situação só tende a piorar. Enfrente o problema com a mente alegre e positiva, acreditando firmemente na própria capacidade: “Eu sou filho de Deus, sou possuidor de capacidade infinita”. Assim, o problema se resolverá e você manifestará cada vez mais a sua capacidade.

Alegria se consegue com dinheiro?

Muitas vezes, um mesmo fato pode provocar reações diferentes em duas pessoas: uma pode ficar muito contente, e outra não. Por exemplo, se uma pessoa precisa de dois milhões de reais receber um milhão de reais, ela não ficará satisfeita, mas, se uma pessoa que precisa de 500 mil reais receber um milhão, ela ficará muito feliz. A quantia oferecida é a mesma, mas são diferentes as reações das pessoas que as recebem.
De modo análogo, mesmo em se tratando de pessoas que têm um padrão de vida semelhante, umas vivem felizes e outras vivem descontentes. Com esse exemplo, compreendemos que a quantidade de bens materiais e dinheiro não é um fator determinante para se ter uma vida alegre e feliz.

A alegria vem da esperança

Ao conhecer o ensinamento da Seicho-No-Ie, aprendi por vários ângulos, que a vida de uma pessoa pode se tornar tanto alegre e feliz como insípida e tediosa, de acordo com a sua atitude mental, e, portanto, para levar uma vida alegre e prazerosa, é essencial a atitude mental positiva. No livro de autoria do prof. Masaharu Taniguchi Komyo Hogo, está escrito: “A esperança é a fonte da alegria da vida. Quem possui esperança não envelhece, pois ele é um sentimento criativo. A esperança cria o futuro. É ela que constrói verdadeiramente o futuro. Para quem não possui nenhuma esperança, acertar na na loteria e ganhar milhões não tem muita importância. De nada adianta ganhar milhões na hora da morte, porque não há mais esperança. Se não existisse gasolina, ninguém ficaria contente em ganhar um carro. Realmente é isso mesmo, quem não possui esperança não sente alegria.
Ter esperança sempre, é isso que proporciona alegria à vida. Quando possuímos alegre esperança, a nossa vida também se torna alegre. Compreendendo isso, devemos ter esperança e conservá-la sempre. Manter a esperança sempre, mesmo diante do mais difícil problema, esse é o segredo para levarmos uma vida alegre e feliz.

…”

Referência bibliográfica
Caminho infalível para ser feliz, volume 1, pág 59, Katsumi Tokuhisa (Doutor em Medicina)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Reverencie o próximo

“Reverenciar a Imagem Verdadeira da Vida do próximo é “não falar nem pensar na aparente maldade de uma pessoa, e sim reverenciar a natureza divina que constitui a essência”. Isto está em conformidade com os ensinamentos de Cristo, que diz:

Ler mais »

Vivamos segundo os princípios do relógio de sol

“Vocês já viram um relógio de sol?  Trata-se basicamente de um disco com as horas gravadas e um pino fixado perpendicularmente a ele, quando os raios do sol incidem sobre o pino, a sombra deste projeta-se na superfície do disco,

Ler mais »

Viva sorrindo alegremente

“Procure estar sempre preenchido da Luz de Deus, que ilumina o universo. Quando o homem esquece a luz de alegria, começa a ser dominado por pensamentos sombrios, muitas dificuldades e adversidades sobreviverão, mas, se vier sempre com a mente alegre,

Ler mais »

Aproveite ao máximo as horas matinais

“Nas primeiras horas da manhã, nós nascemos uma vez mais no mundo do consciente, após o período de sono (mundo do inconsciente). São horas em que, gradativamente, nós passamos do mundo do inconsciente para o mundo do consciente. Nessas primeiras

Ler mais »

Elimine o pecado

“É covardia orar a Deus com a esperança egoísta de ver perdoado o pecado que você cometeu. Não adianta dirigir-se a Deus, imaginando-O externo a si próprio, e desculpar-se ou adulá-lO, pois desta forma o pecado não desaparece. O pecado

Ler mais »

Ter fé não é implorar

“O que Deus concedeu jamais pode ser modificado por artifícios humanos. Deus não pode ser subornado, e nunca dá mais a quem pediu mais em oração. Deus já nos concedeu infinitamente tudo de bom, com sabedoria e amor infinitos. Ainda

Ler mais »