Em que consiste a autoconfiança?

8 de junho de 2020

“O prof. Kurihara certa vez apresentou o resultado de uma pesquisa feita com os alunos de sua classe que tiveram grande melhora no desempenho escolar. Assim mandou os alunos redigir um trabalho no qual deveriam dizer como ocorreu essa melhora. A maioria desses alunos explicou que, primeiramente, empenhou-se em estudar as matérias mais fáceis e, como foi aumentando cada vez mais as sua capacidade de assimilá-las, adquiriu autoconfiança e passou a interessar seriamente também pelas demais matérias: como consequência natural, seu desempenho escolar melhorou rapidamente.
O princípio fundamental consiste em avivar a “chama interior” das pessoas, isto é, despertar sua força vital. A autoconfiança consiste no conhecimento da poderosa força vital que cada um possui dentro de si mesmo. O interesse surge dentro do próprio ser humano, quando você se torna fonte inesgotável, tudo fica mais fácil de assimilar.  Reconhecendo esta fonte inesgotável em seu interior, você está ateando dentro de si a chama da força vital, despertando a natureza divina latente e fazendo a bilhar intensamente. Acendendo uma lâmpada, tudo ao nosso redor torna-se iluminado.
Portanto, a autoconfiança, a convicção da própria capacidade, é o fator principal de que desperta em nós o interesse pelos estudos, trabalho e por todas as atividades desta vida. A convicção da “natureza divina de si mesmo” gera a autoconfiança plena, ou seja, a certeza de ser capaz de realizar com êxito todo e qualquer empreendimento, e desperta o sincero interesse em tudo que há de bom e valioso. Quem tem esta convicção não procura fugir de tarefas difíceis, pelo contrário, tudo será motivo de alegria, satisfação e sincero interesse.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 25, pág 180

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Como melhorar a nossa “atmosfera” pessoal

“Se procurarmos emitir constantemente boas vibrações mentais, conseguiremos melhorar a nossa “atmosfera” pessoal. A “atmosfera” pessoal de um indivíduo não é algo que possa ser mudado em apenas um ou dois dias. Isto porque ela é o resultado das vibrações

Ler mais »

Qualquer pessoa pode praticar atos de bondade

“Para praticarmos atos de bondade, não precisamos ser ricos nem renunciar a todos os nossos bens materiais. Não há exigências e restrições para a prática de atos de bondade. Mesmo que não tenhamos dinheiro, podemos fazer o bem aos outros.

Ler mais »

O movimento de iluminação da mulher

“Eu quero fazer uma pergunta a todas as mulheres do mundo: vocês se consideram felizes por terem nascido mulher? Pensam assim, com toda a sinceridade? Nunca pensou que seria mais feliz se tivesse nascido homem? Na verdade, tanto as mulheres

Ler mais »

Sobre a diabete

“Diabete é uma doença de difícil cura para a medicina e pode até ser considerada incurável, mas, para a Seicho-No-Ie, não existe doença de tão fácil cura. A diabete não é causada pelo desiquilíbrio de nutrientes, mas devido à mente.

Ler mais »

A força da sugestão influencia a saúde

“O mais imperdoável de nossos inimigos é aquele que nos pergunta gentilmente: “Hoje você está pálido! Aconteceu algum problema?”. Desde esse instante, passamos a nos sentir mal. Ele subtrai de nós a alegria, e uma sombra escura encobre a nossa

Ler mais »