Seicho-No-Ie

Literalmente significa (Lar do progredir infinito). A Verdade é uma só. O sentimento de discórdia daqueles que brigam por religião não sintoniza com o Amor de Deus. Deus é um ser que abrange tudo e a todos, logo, Ele abrange a todas as religiões sem discriminá-las. Se intitularmos um ensinamento de “religião X”, essa nominação poderá dar origem a discórdias. Por isso, nosso movimento é denominado “lar” (Ie, em japonês). O “lar” é o lugar para onde regressam a fim de encontrar descanso e paz. A vinda de pessoas de todas as religiões à Seicho-No-Ie é como um regresso ao seu antigo lar. Vindo à Seicho-No-Ie, as pessoas compreendem que todas as religiões são irmãs nascidas no mesmo lar. Assim, desaparecem os conflitos religiosos, e somente então renasce o amor verdadeiro, imparcial e livre.

Jissō

(Lê-se “dissô”) – O aspecto Real, a Realidade perfeita criada por Deus, a verdadeira existência, a verdadeira natureza do ser.

Mundo do Jissō

O mundo verdadeiro, absoluto, que Deus criou perfeito.

Shinsokan

É uma oração meditativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno, isto é, transcende a matéria, a carne, a mente, e entra para um mundo de  dimensão superior, o mundo do Jissō, o mundo perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o Filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do EU verdadeiro, que é a Vida de Deus, Vida eterna, perfeita, indestrutível, imortal, infinita, pura, imaculada e isenta de pecado.

Fenômeno

Tudo que se percebe através dos sentidos, tudo que vemos, ouvimos e sentimos. É este mundo material, e também os mundos astral e espiritual (dos espíritos), é a sombra projetada da mente.

“Deus” segundo a Seicho-No-Ie

Nós da Seicho-No-Ie, entendemos por “Deus” um Ser Perfeito, o qual é a fonte de Luz Infinita, Vida Infinita, Sabedoria Infinita, Amor Infinito, Harmonia Infinita, Provisão Ilimitada, Liberdade Infinita, em suma, a fonte de todas as felicidades. “Deus” é o ser Perfeito, fonte de todas as coisas boas.

Luz Infinita

A palavra “Luz” usada na expressão “Luz Infinita” não deve ser entendida como “luz material” visível aos nossos olhos, mas sim como a Luz da Sabedoria Divina. Como não se trata de mera “luz material”, a Luz Infinita (ou seja, a Luz da Sabedoria Divina) nos ilumina mesmo em noites de completa escuridão. Chamamo de “Luz Infinita” ou de “Luz Eterna” a Luz da Sabedoria Divina que dissipa totalmente as trevas das angústias e aflições.  

Vida Infinita

“Vida Infinita” é Vida Eterna, Vida que jamais se extingue. No Budismo, existe a palavra Muryoju Nyorai que significa “Buda é um Ser que possui Vida Eterna, Infinita”. Na Sutra de Lótus há um trecho onde o próprio Sakyamuni diz: “Eu sou Buda, aquele que é iluminado desde há infinitos bilhões de anos”. Ele estava se referindo, com essas palavras, à eternidade da Vida.

Amor Infinito

O amor consiste na conscientização de que eu e o outro somos originariamente um. Nós parecemos seres separados uns dos outros e pensamos que existe distinção entre “eu” e “os outros”, “eu” e “ele”, etc, mas, na verdade, somos um. Na conscientização dessa Verdade é que consiste o Amor. No prefácio de A Verdade da Vida está escrito: “Reconciliai-vos com todas as coisas do céu e da terra”. Essa “reconciliação” é que é o amor. O movimento da Seicho-No-Ie tem como objetivo conduzir a humanidade à conscientização de que todos os seres são, originariamente, uma só Vida, e fazer com que todas as religiões e todos os povos dêem as mãos uns aos outros, para estabelecer neste mundo a Grande Harmonia.

Harmonia Infinita

A harmonia vivifica todas as coisas. Onde não há harmonia, não há Vida. Na harmonia está presente a expressão da Vida, está presente o belo.