Destrua a ponte que acabou de atravessar

20 de maio de 2020

“Devemos nós próprios criar as nossas oportunidades. Uma vez acalentados em nosso coração o sonho e a esperança, devemos nos empenhar de corpo e alma para a sua concretização. Uma vez tomada a decisão de realizar uma coisa, não devemos deixar preparada uma opção que nos leve a desistir do objetivo inicial assim que comecem a surgir obstáculos. É necessário que “interditemos” deliberadamente o caminho de volta e os caminhos secundários de modo que não possamos fazer outra coisa senão avançar sempre sem desviar a nossa atenção para coisas desnecessárias. “Eu vou conseguir, custe o que custar!” Fiquem sabendo que “chance ou oportunidade” é coisa que nós próprios criamos onde e quando quisermos. Nesta vida alcançam a verdadeira vitória aqueles que são capazes de “criar oportunidades” onde e como eles desejam. Entende-se oportunidade tudo que há ou acontece em torno de nós e irmos ao seu encontro voluntariamente. Se vivermos fugindo de toda e qualquer dificuldade e buscarmos apenas as facilidades jamais poderemos criar oportunidades para nós mesmos. Quando vive num ambiente que oferece demasiadas facilidades, o homem não consegue manifestar toda a sua capacidade. Como sabem, enquanto ficarmos praticando natação em águas rasas, não aprenderemos a nadar de verdade. 
Conseguem criar oportunidades para si mesmos somente aqueles que não passam horas inúteis numa vida de excessivas facilidades e possuem coragem suficiente para voluntariamente irem de encontro às dificuldades. Costumamos pensar que as dificuldades são empecilhos para nosso progresso, mas na verdade, elas são estímulos para nosso aperfeiçoamento.
Por mais talentosa que seja uma pessoa, ela não poderá manifestar seus dons maravilhosos se viver cercada de excessiva facilidades, isso faz com que seja enfraquecida a sua capacidade e se percam todas as suas energias. 
“Será que temos que ficar esperando até que apareça alguém para nos dar oportunidade de fazer alguma coisa?” A resposta é “Não”. Nós é que devemos criar as nossas oportunidades.É famosa aquela passagem da História em que Júlio César, após atravessar o estreito atualmente chamado Dover conduzindo seu exército, mandou incendiar todos os navios, eliminando assim a única “via de retirada” e colocando a si mesmo e todo o seu exército numa situação em que o recuo seria morte certa. Portanto, teriam que avançar com a firme determinação: “Ou vitória, ou morte!”
Todas as pessoas são dotadas de uma grande capacidade. Grandes homens aparecem nos períodos mais conturbados, a necessidade cria grandes homens, cria gênios. 
A partir deste momento, passem a viver com a firme determinação de tomar para si o máximo possível de responsabilidades! Cada dificuldade que evitarem significa a “perda proporcional” da oportunidade de exteriorizarem a sua capacidade. Dificuldade não é obstáculo! Infalivelmente poderão tornar-se pessoas úteis ao mundo, criar ótima reputação e contribuir para a salvação da humanidade. Somente quando vocês assumirem posições de grande responsabilidade é que passarão a manifestar plenamente a sua criatividade, a sua destreza e a sua viva inteligência, exteriorizando toda a sua força.

…”

Referência bibliográfica
O livro dos jovens,  pág. 07, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Atribuir culpa ao outro é fazer de si um fantoche

“…eu estava sempre produzindo aquelas ondas mentais negativas, e por isso tinha habitualmente o corpo em mau estado e a mente insatisfeita. Rememorando agora, penso que eram poucas as pessoas tão rabugentas quanto eu. Se tinha uma indisposição digestiva, reclamava

Ler mais »

Torne-se uma pessoa mais radiante…

“Outro dia, num bonde, estava sentada à minha frente uma senhora de uns 45 anos que apresentava uma fisionomia deveras sofredora, a testa com tão profundos sulcos que só de vê-la me causava grande pena. Tentei imitar a fisionomia daquela

Ler mais »

Trabalhe com sentimento de amor…

“Havia um professor que tinha um filho de uns onze ou doze anos de idade que se machucava ou caía infalivelmente sempre que vestia uma determinada blusa de lã. Por isso, levando a referida blusa de lã a um vidente,

Ler mais »

Desvencilhe de sua pobreza…

“O sr. X, atualmente um multimilionário norte-americano, durante muito tempo não conseguia desvencilhar-se de sua pobreza. Um dia, porém, encontrou um livro onde leu que “pobreza é a doença da mente” e despertou: “É isto! Eis por que estou pobre.

Ler mais »

O homem não foi criado para ser pobre…

“Originariamente o homem não foi criado para ser pobre. Quem pensa que nasceu para ser pobre não acredita na sabedoria infinita alojada em seu interior,  duvida da grandeza do amor e da força de Deus. Essa falta de fé que

Ler mais »