Brilhe como a luz, Sorria!

13 de junho de 2020

“Quem não está se sentindo feliz atualmente, antes de tudo, reflita se não está faltando sorrisos e risos na sua vida. As pessoas são livres tanto para sorrir como para de ficar de mau humor. Porém, o destino de quem sorri brilha como a luz, e o sol dos mau-humorados submerge no fundo da treva. Quem quiser brilhar como a luz sorria, quem quiser afundar na escuridão ande carrancudo. Não diga que não consegue sorrir porque não é feliz. A felicidade não vem a quem não sorri. “Mas, se não tenho do que achar graça, não posso rir” podem argumentar. Rir é  como fazer ginástica. O corpo não se move por si só para fazer ginástica, mas quando queremos praticá-la, ele se move não é? Mesmo que não ache graça é possível rir. Empenhe-se em rir, com certeza passará a sentir-se alegre naturalmente. 
Não pense que gargalhadas seja imprópria para adultos. Rir é um ótimo remédio para o espírito. Não repreenda a algazarra das crianças. As crianças que crescem reprimidas em seus lares certamente serão mais frágeis.  Quem faz algazarra está expressando a palpitante energia da Vida, portanto, os adultos que não conseguem se harmonizar com isso e repreendem a criança é que estão errados.
Caro leitor, na mesa de refeição deve predominar a alegria. Dentre todos os elementos nutritivos, o que nos dá mais vigor é o nutriente chamado alegria. Ponha bastante alegria na sua refeição. Assim, qualquer problema de má digestão será sanado. Durante as refeições, diga coisas engraçadas, humorísticas e espirituosas.
O que proporciona a cor verde às folhas dos vegetais, os diversos matizes às suas flores, o belo lustre e o delicioso sabor aos seus frutos é a luz do Sol. Analogamente, o coração das pessoas também necessita de luz. A luz de que o coração necessita é a alegria esfuziante que emana naturalmente da Vida. A Vida é luz, é alegria, é atividade, quando deixada em seu estado natural, não pode deixar de entrar em alegre atividade. O verdadeiro sábio não é aquele que sempre ostenta uma vida impecável, mas sim aquele que exterioriza plena e livremente a alegria, ri, explode em gargalhada, pula, dança e contagia as pessoas ao seu redor com sua alegria. Também os adultos devem pular e dançar de mãos dadas com as crianças. Aprenda com as crianças, a ter a mesma espontaneidade para pular, dançar, rir e gritar. Considere isso como um dever em sua vida cotidiana.
Fisionomias sisudas ou mal-humorada já estamos cansados de ver fora do lar. Críticas e reclamações estamos cansados de ouvir. Faça com que sua vida seja um paraíso pelo menos durante as horas que está em seu lar. Quando sair para enfrentar a luta pela vida, terá ânimo e força pelo fato de ter um lar agradável, alegre e reconfortante aonde pode regressar após a jornada.  “A felicidade bate à porta da casa onde vivem pessoas alegres”.
Caro leitor, aproveite este momento para dar um salto. A nova vida espera por você. Agora é a hora. Transponha todas as barreiras da matéria, as barreiras da mente, todas as que lhe impõem limitações. Salte para o mundo da Vida infinita.  o poço em que você pode cair não está mundo exterior, mas dentro de sua própria mente. Faça com que a luz que se aloja em você brilhe intensamente. O riso é o primeiro passo para a exteriorização do poder infinito que está alojado em cada um de nós. A partir de hoje, durante alguns minutos antes de dormir e após despertar, diga em voz baixa e firme para a sua própria alma, repetindo cerca de vinte vezes, as seguintes palavras: “Sou um filho de Deus transbordante de alegria! Que grande bênção é ser filho de Deus!”. E toda vez que houver oportunidade, ria à vontade. Com certeza, seu destino e sua saúde irão melhorar dia após dia, pelo poder da palavra e do riso.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 15, pág 19, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O que é a “causa”?

“O que constitui a “causa” é vibração. É conhecida também como “carma”. Pensamentos, palavras e atos são três modalidades de vibrações. Por isso, no budismo diz-se que existem o “carma pensamentos”, o “carma das palavras” e o “carma dos atos”.

Ler mais »

A relação entre a Seicho-No-Ie e a medicina

“A Seicho-No-Ie não tem intenção alguma de se opor à medicina. Nos casos de doenças que a medicina pode curar, a pessoa deve ir ao médico. Na coleção A Verdade da Vida está explicado “com que atitude mental se deve

Ler mais »

“Lei mental”, segundo os ensinamento da Seicho-No-Ie

“Na Seicho-No-Ie fala-se muito em “lei mental”. O que é “lei mental”? É a lei segundo a qual “tudo aquilo que se pensa infalivelmente acaba por manifestar concretamente”. Tudo o que pensamos transforma-se naquilo, segundo o Budismo, é chamada de

Ler mais »

O efeito do medo e da ira sobre o organismo humano

“Não só as explicações do ponto de vista religioso, como também as modernas pesquisas no campo da biologia comprovam como é negativo o efeito do “medo do pecado” sobre o organismo humano. Os sentimentos negativos como o medo, a ira

Ler mais »

Fazer o bem a nós mesmos

“Segundo a nossa doutrina, a base moral está em “fazer o bem a nós mesmos”. Se não nos importássemos com nós mesmos, se não nos impostássemos em melhorar a nós próprios, não encontraríamos sentido algum em praticar boas ações. O

Ler mais »