Aproveite ao máximo as horas matinais

30 de maio de 2020

“Nas primeiras horas da manhã, nós nascemos uma vez mais no mundo do consciente, após o período de sono (mundo do inconsciente). São horas em que, gradativamente, nós passamos do mundo do inconsciente para o mundo do consciente. Nessas primeiras horas, ainda está desfeita a ligação entre os dois mundos, e as revelações e inspirações emergem abundantemente. Assim foram escritas as matérias da coleção A Verdade da Vida.
Aquele que aproveita bem as horas matinais, valoriza o dia inteiro, e aproveitando bem as horas matinais todos os dias, valoriza toda a sua existência. A particular característica das primeiras horas matinais é o fato de permanecermos, durante certo tempo, desligados do mundo material. Nessas horas, nossa mente está livre, espontânea e descontraída, não apegada ao mundo das formas. A objetiva da nossa mente está voltada para o mundo que transcende as formas, facilitando a captação de orientações provenientes de uma Inteligência superior.
Caro leitor, se você deseja ser uma pessoa que progride infinitamente e quer que seu Lar seja do Progredir Infinito, valorize suas horas matinais. Bem sabem que a maioria das obras de renome mundial germinaram nas horas matinais. As primeiras horas do dia são as mais refrescantes e agradáveis. Desperte ao alvorecer, levante-se, faça a sua limpeza e contemple por um momento o raiar de um novo dia. A luz que resplandece no horizonte está repleta de vida. Contemplando-a, sentimos preenchidos de Vida infinita. Expresse no papel essa profunda emoção de estar vivo. Transmita-a aos outros e ela se tornará amor sincero, desprovido de ego. 
Não desperdice as horas matinais em discórdias e atritos. E também não canse demais o seu corpo nas primeiras horas da manhã. Muitas pessoas lamentam que, arrastadas pela correnteza acelerada da luta pela subsistência, não tem um minuto se quer para levar uma vida mais humana.  Você diz que não tem tempo para viver plenamente, mas sabe, de fato, o que é viver plenamente? Viver plenamente é sentir verdadeiramente alegria da alma, é sentir-se realizado, é sentir que está crescendo espiritualmente. Como podemos sentir a verdadeira alegria da alma? Tornando feliz o nosso próximo. Somente quando proporcionamos alegria aos outros é que a nossa alma se torna realmente feliz. Quando tornamos feliz o próximo nós crescemos espiritualmente e o abrangemos e sentimos realizado.
Aquele que emprega proveitosamente o tempo, está empregando proveitosamente a sua própria vida, pois tempo é Vida.  Será que você, caro leitor, não está desperdiçando o seu tempo precioso? Suponhamos que você veja na rua um homem com uma porção de moedas nas mãos, jogando-as uma a uma pode onde passa. Certamente você pensará que se trata de louco, todas as pessoas pensarão assim. No entanto, muitas são as pessoas que não consideram loucos o que jogam fora o seu tempo, muito mais valioso que qualquer moeda. Existe um provérbio conhecido que diz: “Tempo é dinheiro”. Porém o valor do tempo é incomparavelmente superior ao dinheiro.
Caro leitor, tome agora mesmo a firme resolução de usar eficazmente o seu tempo. E empenhe-se em aumentar cada vez mais a sua capacidade. Quando as aproveitamos plenamente, elas se tornam fonte de infinitas realizações.
Aqueles que desejam alcançar o verdadeiro crescimento espiritual devem viver de um modo que os faça crescer, tanto no que diz respeito a conhecimento e capacidade, como no que tange ao amor. Para isso, é preciso viver plenamente desde as horas matinais e criar uma reserva de horas para se dedicar aos outros. Aproveite eficientemente todas as horas a começar pelas matinais, chegará um dia que você passará a exteriorizar uma capacidade mais grandiosa do que a de pessoas consideradas gênios.
 …”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 7, pág 19, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O reexame do “esforço”

“Diante de um gênio do esforço foi reexaminada a questão: “O esforço é necessário ao homem?”. O sr. X externou sua opinião, o esforço não é necessário, onde não há esse tipo de tensão chamada esforço é que existe o

Ler mais »

Porque se deve justapor as mãos?

“Do ponto de vista religioso, a Vida de Deus flui para o nosso interior por qualquer parte. Estamos dentro da Vida de Deus e, ao mesmo tempo, a Vida de Deus está dentro de nós. Estamos recebendo ininterruptamente a Vida

Ler mais »

Pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia

“Devemos produzir vibrações de amor. Pensamentos de amor é pensamento de Deus, e o pensamento de Deus vivifica, por conseguinte, o amor aliviará infalivelmente a dor do próximo. Entretanto, o pensamento de amor acompanhado de temor não tem eficácia. Basicamente,

Ler mais »

O dedo da vida

“O terceiro item do livro Mumonkan (zen-budismo) diz o seguinte: “O bonzo Gutei levanta o dedo”. O bonzo Gutei, superior do templo Kinkazan, apenas mostrava um dedo em posição ereta, quaisquer que fossem as perguntas a ele dirigidas pelos visitantes

Ler mais »

Permita, agora, Deus viver em você

“Mesmo quando a nossa vida parece retroceder, não precisamos ficar triste. Às vezes, sentimo-nos deprimidos, perdemos o ânimo para trabalhar e não conseguimos ver nenhuma luz no nosso futuro, como se até a nossa alma tivesse envolta numa densa névoa.

Ler mais »