A relação entre a Seicho-No-Ie e a medicina

1 de julho de 2020

“A Seicho-No-Ie não tem intenção alguma de se opor à medicina. Nos casos de doenças que a medicina pode curar, a pessoa deve ir ao médico. Na coleção A Verdade da Vida está explicado “com que atitude mental se deve tomar os remédios” para que estas sejam eficazes. Quando o paciente toma medicamentos com a atitude mental incorreta, tornam-se inúteis os esforços do médico no sentido de curá-lo.
A medicina atual está voltada à pesquisa das “condições oportunas”, ao passo que nós pesquisamos o lado das “causas”. Em A Verdade da Vida há explicações detalhadas de como determinadas atitudes mentais formam “causas”, que acumuladas, acabam por manifestar sob a forma de certas doenças. Eliminando-se a “causa” respectiva, desaparece a doença. Como já disse, a atitude mental errônea é a “causa” da doença. Porém, da mesma forma que o acúmulo do vapor de água, que é a “causa”, na atmosfera não resulta em precipitação da chuva enquanto não há uma “condição oportuna” como, por exemplo, a presença de massa de ar frio. Os pensamentos errôneos acumulados na mente também não se manifestam sob a forma de doença enquanto não surgir uma “condição oportuna”. Os médicos procuram eliminar as “condições oportunas” que fazem surgir as doenças, dando nos conselhos tais como: “Não se exponha ao vento frio, para não apanhar um resfriado…”, “Evite contato com os tuberculosos”, etc. Sendo esse o papel do médico, cumpre a ele evitar a concretização do “efeito” que é a doença, (mesmo que no mundo mental existam “causas” da doença), eliminando a “condição oportuna” que, quando presente, faz a “causa” produzir o “efeito”. Porém as religiões, os disciplinamentos e aprimoramentos morais cuidam do aspecto da mente e ensinam que o acumular das “causas”, nos casos de estas entrarem em contato com as “causas oportunas”, manifestar-se-ão como infelicidade, catástrofe ou doença. 
O vapor de água, sozinho, não resulta em chuva, é da ação conjunta do vapor de água e do ar frio, “causa” e “condição oportuna”, que resulta a chuva. Da mesma forma, a doença,a infelicidade e a catástrofe, ocorrem como consequência da ação conjunta das “causas” acumuladas na mente e das “condições oportunas”. Portanto, eliminando-se uma ou outra, a doença desaparece.
Se com a eliminação de uma delas, a doença desaparece, devemo-nos sentir gratos pelos esforços da medicina que, pesquisando a “oportunidade” que faz eclodir a doença, procura eliminar essa “oportunidade”. 
Este mundo está sujeito a uma infinidade de acontecimentos, e nós, que nele vivemos, deparamos com toda a sorte de fatores que constituem as “condições oportuna”. Por mais que cuidemos de nossa higiene, por mais que tomemos fortificantes e vitaminas, não estamos totalmente livres de entrar em contato com as “condições oportunas” provocadoras das doenças. Eis por que a Seicho-No-Ie exorta as pessoas para que façam o possível para não criar no mundo da mente as “causas” provocadoras das doenças, e destruir as que tenham sido criadas.

…”
Este artigo faz parte de 4 artigos seguidos: 3/4

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 29, pág 234, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Não há progresso sem mudança

“Ao mudar a minha mente, tornei-me bastante alegre. O fracasso ensina-nos que o método que viemos utilizando era inadequados nos adverte: “Mude o método, pois o que você está usando é inadequado”. Por isso, quando sofremos um fracasso, devemos pensar:

Ler mais »

Oração para agradecer a nova vida

“Eis que desponta um novo dia! Quanta alegria! Quanta graça divina! Agradeço profundamente a Deus, como também a todas as coisas do Universo. Desperto ou adormecido, eu não poderia viver um minuto sequer, se não houvesse a proteção de Deus.

Ler mais »

Seja você mesmo a emissora do seu destino

“No mundo mental há muitas emissoras, as quais estão “levando ao ar” os mais variados programas. O cérebro do homem é um equipamento sofisticado que funciona não só como emissor, mas também como receptor das vibrações espirituais. É um aparelho

Ler mais »

Para que você descubra uma nova vida

“Quando você agradecer a todas as pessoas e coisas do passado, enviando-lhes ondas mentais de amor, bênção e gratidão para que elas progridam cada vez mais, encontrará uma nova vida, uma vida melhor. Este mundo foi criado por Deus, é

Ler mais »

Manifeste o amor

“É muito grande a alegria que os pais sentem por uma simples demonstração de gratidão dos filhos. Quando sentem que os filhos os compreendem ainda que um pouco, os pais ficam tão felizes que chegam a dizer: “Já posso morrer

Ler mais »

Cada um existe em função do todo

“Vamos supor que cada um de nós seja uma peça de engrenagem. Se uma peça de engrenagem de um relógio pensasse “movendo-me incessantemente, sofrerei desgaste, vou tratar de me preservar, para não me desgastar” e resolvesse parar, ocorreria atrito com

Ler mais »