A medida que a nossa mente vai purificando, somos capazes de aceitar até mesmo os piores malfeitores?

27 de junho de 2020

“Surge, então uma pergunta: “À medida que a nossa mente vai se purificando, vamos nos tornando pessoas de caráter magnânimo, capazes de aceitar até mesmo os piores malfeitores?” A resposta é NÃO. Da mesma forma que um talentoso professor de arte nota os defeitos em um pintura, as pessoas de “atmosfera limpa” são extremamente sensíveis às “atmosferas impuras” e sentem uma forte aversão a elas. Eis porque, em alguns casos, as pessoas de caráter puro e elevado mostram-se extremamente insociáveis, e acabam se tornando pessoas solitárias, altivas e severas.
Podemos citar como exemplo o grande escritor soviético Tolstoi: ele possuía um profundo senso humanitário, e era considerado o “pai da humanidade”, por se esforçar em amar toda a humanidade e propagar a ideologia da “não-resistência”, no entanto, em seu próprio lar ele não vivia em harmonia com sua mulher. Por que será que um homem de tão grande caráter como Tolstoi, possuidor de espírito nobre e elevado, não conseguia viver em harmonia em seu próprio lar? Provavelmente porque a atmosfera que emanava da sua mulher não se harmonizava, de forma alguma, como a atmosfera que emanava dele mesmo. Não obstante o seu grande caráter, Tolstoi ainda não se elevara espiritualmente até o nível que lhe permitisse ver a Imagem Verdadeira das pessoas.
Uma pessoa que capta apenas as “vibrações mentais superficiais”, ou “atmosferas superficiais” dos outros, não consegue suportar quando essas “vibrações” lhe são desagradáveis. Parece-me que foi isso que aconteceu com Tolstoi. Essa tendência é bastante comum entre as pessoas idealistas. Existem muitos idealistas que, apesar de apregoarem “amor à humanidade”, não são capazes de amar verdadeiramente nem mesmo a sua própria esposa. Isto acontece porque eles só vêem apenas o aspecto externo (ou a falsa imagem) das pessoas e não conseguem enxergar a sua Imagem Verdadeira. Em outras palavras, os “olhos da alma”, que deveriam olhar a Imagem Verdadeira das pessoas e coisas, estão impedidos de ver devido à interferência das “ondas mentais superficiais”.
Há muitos homens que, como Tolstoi, conseguem realmente sentir amor à humanidade e desejo de fazer alguma coisa para salvá-la no nível ideológico, mas não são capazes de amar verdadeiramente as pessoas mais próximas, com as quais convivem. Em muitos casos, esses homens irritam-se facilmente com suas próprias esposas, e não conseguem ser carinhosos com elas. Por que isto acontece? É que eles sentem antipatia pela “atmosfera” que emana delas.
Quando uma pessoa alcança um elevado grau de aprimoramento espiritual, ela consegue ver a Imagem Verdadeira, transcendendo qualquer aparência, qualquer “atmosfera”. Consegue portanto, amar realmente todas as pessoas, amar realmente seu cônjuge, por mais imperfeitas que sejam as suas aparências. 

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 29, pág 165, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Não há progresso sem mudança

“Ao mudar a minha mente, tornei-me bastante alegre. O fracasso ensina-nos que o método que viemos utilizando era inadequados nos adverte: “Mude o método, pois o que você está usando é inadequado”. Por isso, quando sofremos um fracasso, devemos pensar:

Ler mais »

Oração para agradecer a nova vida

“Eis que desponta um novo dia! Quanta alegria! Quanta graça divina! Agradeço profundamente a Deus, como também a todas as coisas do Universo. Desperto ou adormecido, eu não poderia viver um minuto sequer, se não houvesse a proteção de Deus.

Ler mais »

Seja você mesmo a emissora do seu destino

“No mundo mental há muitas emissoras, as quais estão “levando ao ar” os mais variados programas. O cérebro do homem é um equipamento sofisticado que funciona não só como emissor, mas também como receptor das vibrações espirituais. É um aparelho

Ler mais »

Para que você descubra uma nova vida

“Quando você agradecer a todas as pessoas e coisas do passado, enviando-lhes ondas mentais de amor, bênção e gratidão para que elas progridam cada vez mais, encontrará uma nova vida, uma vida melhor. Este mundo foi criado por Deus, é

Ler mais »

Manifeste o amor

“É muito grande a alegria que os pais sentem por uma simples demonstração de gratidão dos filhos. Quando sentem que os filhos os compreendem ainda que um pouco, os pais ficam tão felizes que chegam a dizer: “Já posso morrer

Ler mais »

Cada um existe em função do todo

“Vamos supor que cada um de nós seja uma peça de engrenagem. Se uma peça de engrenagem de um relógio pensasse “movendo-me incessantemente, sofrerei desgaste, vou tratar de me preservar, para não me desgastar” e resolvesse parar, ocorreria atrito com

Ler mais »