A “força de crescimento” da criança

5 de junho de 2020

“A força de crescimento da criança é a força da Vida. A força da Vida vem de Deus, e por isso a criança melhora infalivelmente quando não há fatores que tolhem sua liberdade inata. A Vida desenvolve-se vigorosamente quando lhe é proporcionada plena liberdade para se manifestar. Havendo tolhimento, ocorre o sentimento de revolta. Conheço muitos casos de crianças e adolescentes que se tornaram revoltados e passaram a detestar os estudos porque seus pais viviam forçando-os a estudar muito para poderem orgulhar-se do bom desempenho escolar do filho. Mesmo nos casos em que os pais não usam palavras severas para obrigar o filho a estudar e aparentemente o deixam à vontade, se eles estão por demais preocupados com seu desempenho escolar devido a isso emitem vibrações mentais que lhe causam tolhimento, o resultado é negativo: o filho se rebela contra esse “tolhimento mental” e, como manifestação inconsciente da sua revolta, passa a detestar os estudos. Sempre que se senta à mesa de estudo, ele experimenta uma desagradável sensação de desconforto, fica deprimido e entediado, e acaba escapulindo em busca de divertimento. Mas quando os pais compreendem que na verdade toda criança gosta de estudar porque é filho de Deus, e deixam de emitir vibrações mentais que forçam o filho a estudar, este passa a se empenhar espontaneamente nos estudos.
Muitos pais vivem ansiosos para fazer com que seu filho tenha um comportamento impecável aos olhos de seus amigos e vizinhos. O prof. Neil cita o seguinte caso. Há uma criança problemática, de sete anos de idade. A mãe dele é uma pessoa que se preocupa demais em manter uma boa imagem perante a sociedade. Como resultado disso o filho tornou-se uma criança malcriada, que demonstra um interesse anormal pelas matérias fecais e se diverte sujando propositalmente suas roupas de baixo. Essa reação é perfeitamente explicável: agindo assim, o filho está demonstrando sua revolta contra o rígido senso da mãe. O ego da mãe fica envergonhado com a má-criação do filho. E este, embora inconscientemente, está castigando a mãe com aquele ato de rebeldia.
Permito-me acrescentar, aqui, uma observação: a revolta da criança não foi propriamente contra o “rígido senso de escrúpulo” de sua mãe. O fato de uma pessoa ser extremamente escrupulosa, por si só, não cria problemas enquanto não atinge os outros. Mas, a partir do momento em que passa a tolher a liberdade dos outros, torna-se um problema. Assim, quando o rígido senso de escrúpulo da mãe restringe a liberdade do filho ao ponto de causar-lhe uma sensação de total tolhimento, ele se revolta contra isso e passa a praticar, propositadamente, atos de grosseria que incomodam sua mãe.
Portanto, procure despertar as qualidades latentes, dirija-lhes carinhosas e entusiásticas palavras de louvor, tais como: “Você é filho de Deus. Portanto você é bom, sadio e inteligente.”. Isso é ajudar a criança a exteriorizar sua natureza divina. O método educacional que surte melhor efeito com maior rapidez é aquele que liberta a criança das “cordas mentais” e ao mesmo tempo estimula a manifestação de sua natureza divina.
…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 25, pág 100, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Por que algumas pessoas não gostam de trabalhar?

“Os seres humanos têm um costume muito estranho: por algum motivo, muitos deles sentem aversão pelo trabalho. Não sei exatamente como apareceu a idéia errônea de que “é desvantajoso trabalhar”, mas eu, pessoalmente, acho que ele deve ter surgido como

Ler mais »

Oração para receber a luz divina

“Dentro de minha alma existe uma luz que jamais se extingue. É a luz que vem de Deus. Sei que, mesmo mas horas mais profunda da treva, pessoa alguma perderá o rumo se prosseguir seu caminho guiada por essa luz.

Ler mais »

Não devemos somente exigir dos outros

“Estamos vivos. Quando recebemos a Bênção de estarmos vivos, descobrimos a alegria de viver. Em que momento sentimo-nos realizados e felizes? “Somente quando proporcionamos alegria aos outros é que a nossa alma se torna realmente feliz. Quando tornamos feliz o

Ler mais »

Meu Eu verdadeiro – Como parei de fumar

“Não conseguia deixar de fumar. Após conhecer A Verdade da Vida, a minha vida mudou completamente. Minha mulher e eu fomos abençoados com o nascimento do filho após sete anos de casamento, e a minha vida se tornou realmente maravilhosa. 

Ler mais »

A tigela trincada

“Certa pessoa havia contraído úlcera estomacal e apesar de ter sido aconselhado por um médico a se submeter a uma cirurgia, conseguira se curar somente com tratamentos, permanecendo durante muito tempo no hospital. No momento de receber alta, o médico

Ler mais »