A força da sugestão influencia a saúde

18 de junho de 2020

“O mais imperdoável de nossos inimigos é aquele que nos pergunta gentilmente: “Hoje você está pálido! Aconteceu algum problema?”. Desde esse instante, passamos a nos sentir mal. Ele subtrai de nós a alegria, e uma sombra escura encobre a nossa mente. Este comentário é expressão da verdade.
O poder de sugestão pode ser comprovado por uma pessoa hipnotizada: ela apresenta bolhas em sua pele quando sobre ela colocam uma moeda fria, dizendo “Vou encostar uma brasa em sua pele. Veja, você se queimou”. Se surgem bolhas num corpo por sugestão de outras pessoas, não é nada estranho que curemos nosso próprio corpo de indigestão de origem nervosa ou outras doenças, pelo poder de sugestão nossa.
Pelo mesmo princípio, quando a mãe se preocupa demais com a criança, dizendo “Você tem algum problema? E a barriga? Que tal tomar este remédio? Você não está com frio? Não vai ficar resfriado? Seus pés estão molhados, vai ficar doente!” e mostrando assim seu medo, preocupação e ansiedade, a criança passa a apresentar sintomas de doença. A atitude de prevenção da mãe que está constantemente imaginando um mal, temendo algo que prejudique o seu amado filho, acaba atraindo o que ela teme. A mãe que fica sempre observando se o filho não está com alguma doença, procurando detectar o menor sinal de enfermidade, contagia imediatamente a mente sensível da criança, prejudicando-lhe o funcionamento do organismo. Por amor aos filhos, cita os nomes de todas as doenças que conhece, no intuito de resguardá-los dela, como consequência disso, projeta na mente deles a idéia de doença.
Quando o ser humano é criado dentro de tal atmosfera de preocupação e temor relativos à doença, constante precaução contra supostos perigos, e sempre alertando com mil recomendações, ele é dominado pela idéia de que tudo que fizer o deixará doente: cresce com a obsessão de que praticamente não há meio de viver em paz e mesmo depois de adulto, será escravo do temos em relação à doença.
É muito comum os estudantes de Medicina ficarem doentes em virtude da terrível sugestão recebida na sala de experiência de anatomia patológica ou por medo de contrair a doença que estão estudando. Então, é natural que pensamentos alegres e cheios de esperança influam favoravelmente no corpo, podendo restituir a saúde ao corpo doente.
Quase todas as pessoas devem ter experimentado melhora repentina de seu estado de saúde ao receber a visita de um amigo alegre e otimista que transmite esperança e coragem. O doente, assim como a criança, precisa ser encorajado. Ele precisa ser iluminado pelos outros com a luz da esperança. Os médicos, as enfermeira, os amigos e os parentes, precisam infundir a esperança, alegria e coragem na mente doente através de sua expressão fisionômica, atitude e palavras. É incalculável o quanto isso ajuda os doentes a melhorarem. O que se faz realmente necessário é um médico alegre e otimista e isto é um precioso remédio, infinitamente mais eficaz que qualquer medicamento.
Portanto, o poder de sugestão, agindo sobre a mente, produz um efeito comparável ao milagre.

…”

Referência bibliográfica
A Verdade da Vida, volume 24, pág 30, Masaharu Taniguchi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Oração para o Renascimento

“Agora estou vivendo um novo dia! Tudo que pertence ao passado, que é mau, que é indesejável, que é feio, que é sombrio, que é pessimista, já se foi. Todo o passado já desapareceu, e estou renascendo agora, recebendo de

Ler mais »

Elimine o nervosismo

“Não há momentos em que você se zanga insatisfeito e explode? Se isso ocorre, é prova de que as ondas espirituais de Deus não estão sendo captadas pelo seu aparelho receptor mental, ou seja, você não está dirigindo bem o

Ler mais »

Quem quer enxergar longe deve subir mais

“No mundo, há milhões de pessoas que querem se tornar grandiosas, mas são poucas as que conseguem esse intento. Isto porque, defrontando-se com problemas, acabam se esquivando, perdendo a coragem, ou pensando desonestamente em enriquecer trabalhando o menos possível. A

Ler mais »

A história do primeiro presidente dos Estados unidos

“Certa ocasião, durante a guerra da independência dos Estados Unidos, alguns soldados precisavam erguer uma pesada madeira do chão. Mesmo o esforço de uma unidade inteira não estavam conseguindo levantá-la, apesar do constante comando do cabo: “Eia” Levantem! Mais força!”.

Ler mais »

Por que ocorre o complexo de inferioridade

“O complexo de inferioridade surge quando a pessoa não se conscientiza de que o homem é filho de Deus, perfeito e harmonioso. Ela pensa que é uma criatura imperfeita, um ser inferior, porque se deixa levar pela idéia equivocada de

Ler mais »